CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

AIC Lisboa 2018: Maior evento científico de cor em Portugal

18 de julho de 2018

A Conferência AIC Lisboa vai decorrer entre os dias 25 e 29 de Setembro de 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian, sob o tema “Cor e conforto humano”.

De recordar que a AIC - Associação Internacional da Cor,- foi fundada há mais de 50 anos nos Estados Unidos e conta com 26 países membros, sendo o mais prestigiado organismo na área do conhecimento e divulgação da Cor a nível mundial.

A APCor (Associação Portuguesa da Cor), membro activo da AIC, é este ano a organizadora da conferência anual. O evento tem como objectivo trazer a Portugal o que de mais actual existe em termos da discussão e divulgação do fenómeno da Cor nos seus múltiplos aspectos. O tema seleccionado incide numa reflexão sobre um conjunto relevante de áreas transdisciplinares de diversos domínios de conhecimento, abordando os seguintes subtemas: Colour in the Built EnvironmentColour and LandscapeColour in Arts and DesignColour and LightingColour and CultureColour and PsychologyColour and Physiology; Colour and HealthColorimetry; Digital Colour.

A CIN é a patrocinadora principal da conferência. Céline de Azevedo, Color Designer da CIN, explica que enquanto referência nesta área, o nosso apoio à conferência anual da AIC, que decorre pela primeira vez em Portugal, era indiscutível. A CIN, ao longo da sua história centenária, acompanhou sempre os mais recentes avanços ao nível de desenvolvimentos em cor, tendo sido pioneira na introdução de processos inovadores de fabrico instantâneo de tintas no início dos anos 90, por exemplo. Além disto, a marca sempre apostou na criação e disponibilização de ferramentas de cor altamente inovadoras".

Já Marcos Castro, director de Marketing da CIN, adianta ainda que desde sempre, a CIN criou sinergias com o mundo académico, o universo da investigação, promovendo formações e parcerias, transferindo conhecimento e incentivando projectos de inovação e investigação aplicada. "Hoje, dispomos de sete Centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D) com 140 técnicos especializados. O nosso departamento de colorimetria em Portugal é dos mais avançados da Europa, com uma equipa de topo para a criação, formulação e controlo da cor. Para além disto, acreditámos que a criação e o conhecimento da cor são indissociáveis da nossa forma de conceber cores e, por isso, integrámos na nossa equipa uma especialista em design de cor, há mais de 13 anos. Tudo isto faz a diferença. Temos procurado continuamente a inovação a todos os níveis para melhorar processos, antecipar as necessidades do mercado e garantir o êxito dos nossos produtos em mais de 40 países”, conclui.