CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A tradição e a modernidade nos Países Baixos

18 de fevereiro de 2015

Em Haia nos Países Baixos fomos encontrar um projecto de renovação de uma casa em estado de degradação, e onde foi necessário um reforço profundo da estrutura e de toda a fundação da casa, abrindo possibilidades extraordinárias numa renovação de um apartamento.

A combinação de ambiciosas visões de design e uma grande confiança por parte do cliente resultou em um redesenho rigoroso e intransigente, em que os vazios e os níveis de divisão acentuam a altura total das moradias típicas de Den Haag, em Haia nos Países Baixos.

A casa Joyce & Jeroen, um projecto do atelier de arquitectura holandês Personal Architecture, mostra como se pode fazer um projecto magnífico de reabilitação interior de uma casa degradada.

Junção entre características antigas e técnicas modernas

O potencial da estrutura, do tijolo, dos detalhes como molduras de vidro-de-chumbo, e as divisões de quarto foram os factores decisivos na compra da casa por parte dos clientes. A junção entre características antigas e técnicas modernas é muito evidente no plano de redesign. A fachada na rua de estilo clássica é restaurado à sua antiga glória, do chão ao terceiro andar.

A fachada traseira é removida e coberta por vidro a uma altura máxima de 11 metros. Os níveis de piso são destacados a partir da fachada, criando um vazio que se estende por três níveis de forma a gerar uma fonte ideal de luz do dia.

Na parte de trás da casa, a parede de suporte de carga entre o corredor e a sala de estar é substituída por uma construção em aço e onde foi possível fazer quatro novos andares com uma altura de 2,4 metros. Estes pavimentos permanecem abertamente ligado aos níveis de piso existentes. O jogo de vazios, os níveis de-divisão e a fachada de vidro, tudo isso cria uma ligação magnífica entre interior e exterior de um lado, e entre os pisos já existentes e novos, por outro.

Uma experiência de vida extraordinária

A intervenção na parte de trás da casa pode ser interpretado como um elemento tridimensional, em forma de L de cinco andares, com acesso por uma nova escada em espiral de aço. A escada traz uma nova dinâmica entre as diferentes partes da casa e faz uma separação entre proprietários e convidados. Verticalmente, o elemento em forma de L termina em um telhado-terraço com jacuzzi e cozinha externa, que se situa muito acima das varandas dos pisos inferiores.

Este projecto de redesign rigoroso reorganizou toda a superfície acessível da casa para um excesso de espaço, gerando mais quartos. Para o proprietário, a residência promete uma experiência de vida extraordinária. Para os transeuntes, não pode ser distinguido de qualquer outra casa na Van Merlenstraat.

Fotografias: René de Wit