CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

A Moda portuguesa na Casa Ideal

2 de março de 2015

Na próxima edição da Intercasa e LxD – Lisboa Design Show, que decorrerá na FIL, Parque das Nações, entre 8 e 12 de Outubro, a curadora de moda, Sandrina Francisco, associa-se ao projecto e convida estilistas nacionais a vestir o casal que habitará a Casa Ideal.

Com a assinatura ‘Casa Portuguesa Com certeza’, na edição de 2014 a Casa Ideal alia o design de interiores ao design de moda, inspirado para responder às aspirações e necessidades de um jovem casal português – ‘ele’ é designer de produto que comunica com o mundo a partir do seu atelier, situado no jardim da casa; ‘ela’ uma executiva sofisticada, que passa a vida a viajar e a conhecer mundo, em trabalho.

Filipe Faísca, Egídio Alves, Ricardo Preto, Carlos Gil, Pedro Pedro e Eduardo Xavier, são alguns dos estilistas portugueses convidados por Sandrina Francisco a ‘vestir’ os closets de cada um dos personagens.

Vestir estes dois personagens com a alta-costura portuguesa foi o convite endereçado pela Fundação AIP a Sandrina Francisco, que assume a curadoria de moda da Casa Ideal´14.

“Quando me propuseram criar um closet de moda para a Casa Ideal, pensei logo que teria de ser exclusivamente feito de marcas e criadores portugueses. Após analisar as diversas colecções Outono / Inverno da próxima estação seleccionei as peças que melhor encaixam no nosso mood board, sem esquecer a nobreza dos materiais, o design, a qualidade e o requinte de cada peça”, explica Sandrina Francisco.

“A ideia passa por mostrar cada peça como se de uma obra de arte se tratasse, mostrando aos visitantes aquilo que de melhor se faz no nosso país, num closet para homem, virado para a alfaiataria, e outro para mulher, criativo e arrojado. Entre as matérias-primas que privilegiei encontram-se a malha de cortiça, inovação mundial desenvolvida pela casa Grigi, e a pele de peixe, utilizada na marca de acessórios masculinos Saccus”, destaca a curadora.