CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

16 portugueses entre os German Design Awards

17 de novembro de 2021

Os German Design Awards, atribuídos pelo German Design Council pelo décimo ano consecutivo, acabam de ser anunciados. 16 produtos e projectos portugueses foram distinguidos.

Foi na categoria Excellent Product Design que os portugueses mais se destacaram, tendo sido atribuídas sete distinções “Winner”. A distinção “Special Mention” foi atribuída a produtos e projectos que se apresentaram nas três categorias a concurso.

Winner: Bluberry (i-charging), Orizon (Inngage), Silo (Joaquim Portela Arquitectos), Dali Azores (Marita Moreno), Mesa Uno (Mesa Ceramics), Ubuntu (Nosse Ceramics), VicBooth Ultra (Vicoustic).Special Mention: Invisible 70 (Rodi Industries), Sanlife Textured Rimflush (Sanindusa), Baga Clássico, 3 Barricas e Trabuca (M&A Creative Agency), Cuf Hospitals & Clinics (P06 studio), Meat Me (4+Arquitectos), Senior University (Joaquim Portela Arquitectos), Clínica Cascais Santa Madalena (Sabrab).

German Design Awards 2022: dez anos a premiar design pioneiro

Os German Design Awards são os mais importantes prémios do German Design Council e estão entre os prémios internacionais de design mais reconhecidos. Desde há dez anos que o German Design Council tem vindo a distinguir designers pioneiros e o seu trabalho com estes prémios. As candidaturas são apreciadas por um júri internacional composto por especialistas de renome de todas as disciplinas do design. O seu julgamento é inestimável – um designer cujo produto ou projecto tenha convencido este júri demonstra possuir uma elevada competência no que toca à inovação em design e um forte enfoque nas exigências dos seus próprios clientes e do mercado. O prémio coloca-o sem dúvida entre os melhores. Um prémio - quer seja "Special Mention", "Winner" ou "Gold" – dá visibilidade e abre caminho para uma preciosa rede internacional de designers e empresas.

Tema para o 10º  aniversário: "Como pensam os designers"

Inspirado no trabalho do designer e teórico do design Horst Rittel, o German Design Council escolheu o lema "Como pensam os designers" para os German Design Awards deste ano: como podem ser encontradas soluções para os desafios que Rittel, juntamente com Melvin Webber, apelidou nos anos 60 de "problemas perversos"; problemas que são - ou apenas parecem ser - pouco claros, contraditórios, voláteis ou mesmo insolúveis?

"O mundo em que os designers vivem e trabalham está em constante mudança e exige respostas excepcionais para o fluxo contínuo de novas questões que surgem - da digitalização à inteligência artificial e sustentabilidade", explica Lutz Dietzold, CEO do German Design Award. "É de importância vital que os nossos prémios evoluam sempre e se adaptem aos tempos em que vivemos. Tal como as pessoas que desenvolvem design inovador, os German Design Awards têm estado na vanguarda da promoção de soluções pioneiras para os desafios do nosso tempo".

German Design Council - o organizador

Constituído em 1953, o German Design Council tornou-se num dos principais centros internacionais de comunicação e transferência de conhecimento no que toca a design, marca e inovação. Integra a comunidade mundial de design, contribuindo para a partilha de informação no seio de uma rede internacional de contactos graças às actividades desenvolvidas, à promoção de novos talentos e à adesão de novos membros.

Através da realização de eventos, congressos, atribuição de prémios, reuniões de júri e comissões de especialistas, o German Design Council fomenta o estabelecimento de ligações entre os seus membros e especialistas em design e marcas,  promove o diálogo e fornece um importante estímulo à economia global. Mais de 340 empresas são actualmente membros do German Design Council.

O German Design Council é parceiro oficial da New European Bauhaus

A New European Bauhaus é uma iniciativa única da UE para um futuro sustentável, estético e inclusivo. Situada no cruzamento entre arte, cultura, ciência e tecnologia, a iniciativa visa explorar formas de pensar o futuro, que permitirão à Europa alcançar, no quadro do Acordo Verde Europeu, a neutralidade climática até 2050. Esta iniciativa estabelece uma ligação entre o Acordo Verde Europeu e os nossos espaços de vida. É um apelo a todos os europeus para que desenvolvam e realizem ideias para um futuro sustentável e inclusivo, a nível estético e intelectual, assim como emocionalmente apelativo.

Como parte dos German Design Awards 2022, um júri recomendará ao New European Bauhaus todos os projectos que possam ser implementados de acordo com a iniciativa.