CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, os curadores para a Trienal de Lisboa 2022

23 de janeiro de 2020

A Trienal de Arquitectura Lisboa anunciou a escolha e convite a Cristina Veríssimo e Diogo Burnay para a curadoria geral da próxima edição do fórum internacional a acontecer no Outono de 2022.

Seguindo a lógica de alternância entre open calls internacionais e convites directos a equipas curatoriais, a direcção da Trienal baseou a sua escolha em vários princípios. Na voz do presidente, o arquitecto José Mateus, "para direcção curatorial da sua 6ª edição, a par da adequação do perfil humano, sempre fundamental na decisão da curadoria, foi importante a sua grande experiência profissional, nas diversas vertentes da disciplina que inclui formação, actividade académica e de projecto em Portugal e além fronteiras, sempre em contextos de alta exigência. A dupla Cristina Veríssimo e Diogo Burnay dão garantias de assegurar com grande competência, em estreito diálogo com a equipa da Trienal, uma edição com elevados níveis de exigência condizentes com o papel da Trienal que tem crescido de modo sustentado na sua projecção internacional". 

Nas palavras da dupla cuja carreira alia prática, investigação e ensino, “será uma honra trabalhar com toda a equipa da Trienal para pensar, organizar, preparar e realizar a próxima edição em 2022. Participar activamente num processo aberto a múltiplos espaços e narrativas para reflectir, produzir conhecimento e crítica, e lançar provocações sobre arquitectura, sobre o passado, o presente e o futuro da sua produção e da sua relevância cultural e social, é o que nos motiva a aceitar este desafio”. 

Inicia-se agora um trabalho de três anos, que reúne diferentes fases que passam por pesquisa, desenho programático e implementação. 

Este anúncio surge no remate da Trienal 2019 que, sob “A Poética da Razão”, contabilizou mais de 80.000 visitas, número que superou as expectativas visto a maioria das exposições ser de entrada paga.

A exposição nuclear Agricultura e Arquitectura: Do Lado do Campo continua patente até 16 de Fevereiro, no CCB - Garagem Sul, seguindo depois em itinerância. A primeira paragem é na Galeria Archizoom, residente no campus universitário da EPFL - Escola Politécnica Federal de Lausanne, a qual tem realizado um programa de exposições e conferências pluridisciplinar em torno da paisagem construída e da sua relação com a cultura e a sociedade. Seguir-se-ão outras cidades europeias, a anunciar brevemente.