CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Congresso Internacional de Arquitectura e Arte em Matosinhos

20 de agosto de 2018

O Congresso Internacional de Arquitectura e Arte abre em Matosinhos, em 3 de Setembro, com intervenção de Philippe Meyer e encerra dia 8 com Souto Moura e Aires Mateus, anunciou hoje a Casa da Arquitectura.

O arquitecto suíço Philippe Meyer é um dos intervenientes do primeiro dia do Congresso Internacional de Arquitectura e Arte (AAICO, na sigla em inglês), que arranca no dia 3 de Setembro, pelas 14:00 na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, distrito do Porto.

No primeiro dia da 2.ª edição do AAICO – a 1.ª foi em 2010 com produção da AMAG -, os participantes podem também ouvir intervenções do artista plástico João Pedro Croft, com uma intervenção agendada para depois das 18:30, com o curador e ensaísta Delfim Sardo.

"Para esta segunda edição, preparámos um programa auspicioso. Será uma semana dedicada à arte e arquitectura, que se divide entre conferências, ‘workshops’, exposições e visitas guiadas, com a colaboração de mais de 30 arquitectos e artistas de referência nacional e internacional e uma capacidade até 500 participantes”, assume Ana Leal, fundadora da AMAG.

Ao longo de uma semana, o AAICO propõe aos participantes conferências, debates, oficinas, ‘masterclasses’ na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, ateliês para crianças entre os oito e os 12 anos de idade, na Casa da Arquitectura, bem como visitas guiadas a espaços de referência no Porto e em Matosinhos.

Para o último dia do AAICO, está prevista a presença do prémio Pritzker Eduardo Souto Moura, seguindo-se, entre outros, Gonçalo Byrne, antes de encerrar com Manuel Aires Mateus, prémio Pessoa no ano passado.

No congresso participam ainda nomes como o artista plástico Pedro Cabrita Reis (dia 7 de Setembro) ou o arquitecto belga Marc Dubois (5 de Setembro).

O bilhete para o programa completo tem o valor de 200 euros para estudantes e 300 euros para profissionais. Os subscritores da revista AMAG podem obter um desconto de 50% para participar no congresso, que conta com o mecenato da Fundação EDP e da Much More Than a Window, e a organização da Casa da Arquitectura e da Câmara Municipal de Matosinhos, para além do apoio da FAUP, da Fundação de Serralves e o apoio institucional da Ordem dos Arquitectos.

Lusa/DI