CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Arquitectura
House with a missing Column, Zurich, Switzerland, 2009-2014 Credit @ Milan Rohrer Highrise in Zhengzhou 2, Zhenzhou CBD, China, 2012 2013 Credit @ Milan Rohrer Three Museums and a Square, Guangzhou, China, 2013 Credit @ Christian Kerez Zürich AG JoaoBeloRodeia Christian Kerez House with a missing Column, Zurich, Switzerland, 2009-2014 Credit @ Milan Rohrer

Christian Kerez, o arquitecto da casa de uma só parede

4 de maio de 2016

Christian Kerez, o arquitecto que desenhou  uma casa de uma só parede, vai estar em Portugal para a última conferência do 2º ciclo de Distância Crítica, organizado pela Trienal de Arquitectura de Lisboa.

A conferência decorre na próxima segunda-feira, dia 9 de Maio, no Centro Cultural de Belém. Christian Kerez, o arquitecto autor da Representação Oficial Suíça na Bienal de Arquitectura de Veneza, iniciou a sua carreira como fotógrafo de arquitectura no início dos anos 80, actividade que lhe valeu inúmeras publicações e que ainda hoje exerce uma grande influência nos seus projectos. Em 1993, funda o seu atelier em Zurique e dedica-se a explorar, em arquitectura, os elementos estruturais como a componente mais evidente da forma dos edifícios. Amplamente reconhecido, é o autor de inúmeras obras de referência como é o caso da enigmática “House with one wall” ou “Porto Seguro Social Housing”, o projecto de grande escala de habitação social no Brasil.

O arquitecto suiço, irá a partir de um conjunto de projectos seus, díspares em matéria de escala, programa, local e métodos de representação, apresentar em Lisboa a sua singular metodologia projectual que se alicerça numa constante pesquisa sobre os fundamentos da arquitectura. Afastando-se de soluções convencionais, cada projecto procura questionar a um nível fundamental a disciplina.
Após a conferência, segue-se uma conversa informal que junta Christian Kerez ao arquitecto português João Belo Rodeia, que foi comissário científico da 1ª edição da Trienal de Lisboa, onde é actualmente membro do Conselho Consultivo. Programou o Ano Nacional da Arquitectura em 2003. Presidiu a Ordem dos Arquitectos (2008-13), o Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (2012-15), o Instituto Português do Património Arquitectónico (2003-05) e a Fundação DOCOMOMO Ibérico (2011-13).

PUB
PUB
TURISMO
Apoios ao turismo foram fundamentais mas insuficientes - admite presidente da APAVT
1 de dezembro de 2021
ARRENDAMENTO
Preço das casas para arrendar desceu 4,2% no último ano
30 de novembro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
ABANCA conclui a aquisição do negócio do Novo Banco em Espanha
30 de novembro de 2021
PUB