CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Casa da Arquitectura apresenta-se na Bienal de Veneza

21 de novembro de 2016

O projecto e a programação para 2017 da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura vão ser formalmente apresentados no próximo dia 25 de Novembro, na Bienal de Veneza, no âmbito da sessão de encerramento da Representação Oficial Portuguesa na 15ª Exposição Internacional de Arquitectura La Biennale di Venezia 2016.

A sessão de apresentação decorrerá na Università Iuav di Venezia, e contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, do Director Executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, de Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho, comissários de “Poder Arquitectura”, a exposição inaugural da Casa da Arquitectura, e de Roberto Cremascoli, comissário do programa paralelo à exposição.

A Casa da Arquitectura tem inauguração prevista para o final da primavera do próximo ano, “Poder Arquitectura” apresentará quatro dezenas de projectos ilustrativos da relação da arquitectura com oito poderes que se alinham, inflectem, divergem entre si e influenciam o modo como o mundo se ordena. Entre os projectos seleccionados contam-se obras de Álvaro Siza, David Chipperfield, Eduardo Souto de Moura, Herzog & De Meuron, João Luís Carrilho da Graça, Manuel e Francisco Aires Mateus, Paulo Mendes da Rocha, Rem Koolhaas, Valerio Olgiati, Vijitha Basnayake e Witherford Watson Mann.

Na sessão de encerramento da Representação Oficial Portuguesa na Biennale assiste-se também a um debate sobre os encontros das arquitecturas de Portugal e da Itália, que juntará Álvaro Siza Vieira e Vittorio Gregotti, com moderação de Alberto Ferlenga. A representação portuguesa na Bienal de Veneza é organizada pela Direcção Geral das Artes e pela Ordem dos Arquitectos, sendo comissariada por Nuno Grande e Roberto Cremascoli. A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura é parceira institucional do evento de encerramento.

Trata-se de um projecto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitectura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projectos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.

A Casa da Arquitectura, abrirá portas no próximo ano, em Matosinhos, no antigo quarteirão industrial da Real Vinícola, estando a decorrer as obras neste momento.