CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

Casa Rio do arquitecto Paulo Merlini seleccionada para a Bienal de Veneza

12 de maio de 2021

O projecto português, Casa Rio do arquitecto Paulo Merlini, foi seleccionado pela Bienal de Arquitectura em Veneza, no âmbito do Casa Platform - Best International Houses Design Selection, para integrar a lista de alguns dos melhores projectos de arquitectura de todo o mundo.

Paulo Merlini, revela ao Diário Imobiliário que esta selecção foi recebida com muito orgulho e satisfação, "uma prova de reconhecimento do nosso trabalho e da arquitectura portuguesa".

A Casa Rio estará presente assim no evento Best International Houses, que será realizado na Scuola Grande di Ns. Signora di Misericordia, durante a 17ª Bienal de Arquitectura, em Veneza de 21 de Maio a 22 de Agosto de 2021. 

O projecto será posteriormente publicado no novo volume da série "Best Design selection" e fará parte da mostra especial organizada durante três meses em Veneza. O evento envolverá 140 estúdios internacionais.

A Casa Rio é um projecto localizado em Gondomar, numa zona agrícola e onde a equipa do Paulo Merlini architects encontrou uma antiga casa agrícola, que depois de desmontar os materiais da fachada, descobriu três pequenas casas. Edificações que acabaram por se transformar na Casa Rio.

"Esta foi a premissa chave para a criação do nosso projecto, mantendo a estrutura dos volumes originais e assumindo a sua zoan descoberta original, unificando-os através de uma laje perfurada por um pátio central que enche de luz toda a área social, localizada no rés-do-chão. A cobertura ajardinada desta laje central oferece um novo jardim íntimo a todas as divisões e áreas privadas da casa. Em termos de materialidade, a nossa intenção era criar um forte contraste entre os dois pisos", explica o arquitecto Paulo Merlini.

Conheça melhor o projecto AQUI