CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Carles Muro: primeiro curador de Arquitectura de Serralves

26 de maio de 2017

O arquitecto catalão Carles Muro é o primeiro curador adjunto de Programas de Arquitectura do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, adiantou hoje fonte do espaço museológico.

“Esta nova posição foi criada pelo reconhecimento da importância crescente da arquitectura, como parte do programa artístico do museu, na sequência da oferta de 40 projectos do arquivo de Álvaro Siza e da colaboração institucional entre a Fundação de Serralves, o Canadian Centre for Architecture, em Montreal, e a Fundação Gulbenkian, em Lisboa”, referiu a fundação, em comunicado.

Colaborando com a diretora do Museu de Serralves, Suzanne Cotter, o curador adjunto tem como funções aconselhar sobre o tratamento em curso, acesso ao "Arquivo Siza" e a sua contextualização em termos de arquitectura contemporânea, contribuir para as exposições e programas públicos e orientar o desenvolvimento futuro da colecção de arquivos ligados à arquitectura, assim como potenciar a expansão da rede de parceiros especializados do museu, quer em termos nacionais quer internacionais.

“Carles Muro traz um conhecimento profundo da arquitectura como prática e como história acompanhado por um envolvimento próximo com a obra de Álvaro Siza e com a comunidade portuguesa e internacional ligada à arquitectura”, considerou Suzanne Cotter.

Na sua opinião, Carles Muro terá um papel fundamental no desenvolvimento do trabalho do museu, promovendo a consciencialização, discussão e debate sobre a arquitectura e a sua relação com a arte, a sociedade e a cultura contemporâneas e o reforço do papel central da arquitectura em Serralves como parte do seu ADN físico.

Carles Muro nasceu em Barcelona, em 1964. Estudou Arquitectura na Escola Técnica d'Arquitectura de Barcelona (ETSA), onde se formou em 1991, e trabalhou com Elías Torres e José A. Martínez Lapeña, entre 1987 e 1991, e com Álvaro Siza, de 1992 a 1993, no Porto, antes de iniciar o seu próprio atelier, em 1993.

Entre os projectos construídos da sua autoria contam-se o Mercado Público de Inca (Majorca) e os Centros de Saúde em Castellar del Vallès e Tordera, perto de Barcelona.

Muro é actualmente professor associado de Arquitectura na Graduate School of Design da Universidade de Harvard e foi professor de História da Arquitectura e Design de Arquitetura na ETSA Barcelona (1993-2015).

Lusa/DI