CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Candidaturas abertas para o Prémio Fernando Távora

9 de junho de 2020

Estão abertas as candidaturas para a 16ª edição do Prémio Fernando Távora, organizado pela OASRN- Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte e que, nesta edição, conta com um novo parceiro: a Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva – FIMS.

Os arquitectos interessados podem candidatar-se até 17 de Agosto de 2020. O vencedor será divulgado a 6 de Outubro, na conferência que lançará a edição do próximo ano.

O Prémio Fernando Távora consiste na atribuição de uma bolsa de viagem anual no valor de 6.000 euros. Encontra-se aberto a todos os membros da Ordem dos Arquitectos e será atribuído à melhor proposta de viagem de investigação apresentada em candidatura.

O Júri desta edição é constituído pela jornalista Paula Moura Pinheiro, pela arquitecta Paula Silva, pelos arquitectos José Bernardo Távora (indicado pela FIMS) e Eduardo Queiroga (em representação da OASRN) e, também por Maria da Graça de Tavares e Távora Pereira Coutinho (designada pela família do Arquitecto Fernando Távora).

Esta distinção foi instituído pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos em 2005, em homenagem ao arquitecto portuense, figura de referência da arquitectura portuguesa pela sua actividade enquanto arquitecto e pedagogo. Fernando Távora viajou incessantemente para estudar in loco a arquitectura de todas as épocas, em todos os continentes, utilizando-a como conteúdo e método da sua actividade pedagógica e profissional.