CCB vai ter "Uma Praça no Verão" em cortiça

06 de Julho de 2018

Neste Verão, a Praça CCB recebe uma construção multifacetada projectada pela PROMONTÓRIO Arquitectos e que será em cortiça expandida, da Amorim Isolamentos.

Trata-se de uma obra que conjuga vários usos, um espaço lúdico e de permanência às pessoas que visitam o CCB diariamente durante os meses de Verão para assistirem à projecção semanal de documentários sobre arquitetura e música, que integra a programação do CCB de Verão.

O aglomerado de cortiça expandida, da Amorim, foi o material seleccionado para a instalação arquitectónica. Em comunicado, a empresa portuguesa reconhece que a versatilidade estética e a suavidade ao toque deste material, a que se juntam as suas características ecológicas – 100% natural e reciclável – tornam-no um dos mais interessantes para serem explorados em projectos de construção e de design, que se pretendam simultaneamente sustentáveis e de grande desempenho técnico.

O convite para a concepção arquitectónica desta praça ao atelier PROMONTÓRIO, partiu da Garagem Sul. Surgiu uma combinação de duas salas a céu a aberto definidas por uma colunata dupla inacabada, sugerindo ruínas que se interpõem no atravessamento da praça atual.  Duas zonas de estar virtualmente abertas a diferentes apropriações, entre as quais, um espaço para ver cinema.  Convocam-se assim, simultaneamente, a dimensão ideal da obra e a irremediável realidade da passagem do tempo.  Uma instalação cuja presença no espaço pretende conduzir a uma experiência emocional e puramente arquitectónica.