CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

CCB: A arte fotográfica de Fernando Guerra ao Raio X

24 de junho de 2017

Fernando Guerra, pioneiro e um dos nomes maiores da fotografia de Arquitectura em Portugal, expõe algum do seu trabalho na Garagem Sul do CCB, em Belém, de 11 Julho a 15 de Outubro.

O curador da exposição, Luís Santiago Baptista, refere a este propósito: “A fotografia de arquitectura ganhou, com o novo milénio, uma preponderância exponencial na relação dos arquitectos com a sociedade. O escritório FG+SG tem assumido os desafios da mediatização da arquitectura, sendo hoje uma prática fotográfica premiada e reconhecida internacionalmente. A afirmação progressiva de Fernando Guerra tem acompanhado a produção arquitectónica contemporânea e as suas reportagens fotográficas, difundidas a uma escala global através da plataforma virtual Últimas Reportagens, constituem um ponto de vista privilegiado sobre a arquitectura de hoje”. Nada mais justo.

 

Uma vida a fotografar…

Filho de um arquitecto, Fernando Guerra nasceu em 1970, em Lisboa. Licenciou-se em arquitectura em 1993 pela Universidade Lusíada de Lisboa, tendo trabalhado durante cinco anos em Macau como arquitecto (1994-1999).

Em 1999, com o seu irmão Sérgio, também arquitecto, funda a empresa FG + SG, que depressa atinge uma notoriedade mundial graças à qualidade dos seus trabalhos para alguns dos mais famosos arquitectos contemporâneos. O seu trabalho encontra-se representado em diversas colecções particulares e públicas.

O Museu MoMa em Nova Iorque adquiriu em 2015 seis trabalhos de Fernando Guerra para a sua colecção permanente.