CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Broadway Malyan: a crise já lá vai...

19 de maio de 2016

O escritório da arquitectura Broadway Malyan está a comemorar 20 anos de actividade em Portugal. Foi a 3 de Maio de 1996 que a BM, atelier com sede no Reino Unido, abriu a sua primeira delegação fora do Reino do Unido, escolhendo Lisboa como o arranque de uma internacionalização que hoje leva aquela multinacional da arquitectura a estar presente em 16 cidades do mundo —Europa, América latina, Médio Oriente e Ásia  — a ter como colaboradores mais de 500 arquitectos, e a posicionar-se no 63.º lugar do ranking dos maiores ateliers de arquitectura do mundo.  

A crise, que atingiu forte nos anos 2011 e 2012, e que levou a equipe a procurar novos horizontes, nomeadamente África e América do Sul, parece ter passado, “embora a economia mundial e os mercados continuarem instáveis e imprevisíveis” — afirma Stuart Rough, actual Chairman do Grupo e fundador com a Arquitecta Margarida Caldeia do escritório de Lisboa. De qualquer modo, 2015 constitui o melhor ano de sempre da BM Portugal, “com uma facturação que superou pela primeira vez os 5 milhões de euros”.

 

Lisboa como “hub” internacional da BM

 

Como nos explicou Margarida Caldeira, fundadora do escritório de Lisboa e recentemente nomeada para liderar o Board de directores da Broadway Malyan para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), “O crescimento do volume de negócios da Broadway Malyan em Portugal reflecte a consolidação do escritório de Lisboa como hub internacional da BM, com cerca de três quartos dos resultados gerados em projectos desenvolvidos para mercado internacionais, com especial destaque para o Médio Oriente e a África Subsaariana”.

“Além disso, — adiantou-nos —2015 foi também um ano de forte recuperação do mercado português, com a facturação gerada em projectos nacionais a crescer de 3% do total da actividade em 2014 para 30% no ano passado, prevendo-se que possa aumentar para cerca de 50% em 2016”.

 

Em 20 anos, mais de um milhão de metros quadrados de área projectada…

 

Ao longo dos últimos 20 anos, a Broadway Malyan concluiu mais de 100 edifícios nos mais diversos segmentos em Portugal, totalizando mais de 1.000.000 m²de área projectada.

Tendo adquirido uma enorme especialização na área de Escritórios e de Retail, com muitos dos seus projectos galardoados internacional no MIPIM e no MAPIC — especialização e know-how” que viria a ser potenciado em termos de Grupo para outros latitudes — o escritório da BM Portugal está actualmente a trabalhar em vários projectos hoteleiros, nos quais se inclui a renovação da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e do Altis Olaias, em Lisboa, bem como em diversos projectos residenciais na capital e três projectos de renovação de edifícios de escritórios no centro da capital. Também no mercado nacional, foi selecionada para criar um projecto de grande destaque na Marina de Vilamoura.

De acordo com Margarida Caldeira, o estúdio de Lisboa venceu a conjuntura económica adversa que nos últimos anos se fez sentir em Portugal e desenvolveu um modelo de negócio robusto, que lhe permitirá construir uma posição sólida nos próximos anos.

“As perspectivas são bastante positivas, pois sentimos que existem oportunidades muito interessantes em áreas como o turismo, escritórios, habitação, retalho e masterplanning, quer em Portugal, quer no contexto mais abrangente da região EMEA”, comenta.

 “O atelier de Lisboa tem actualmente uma equipa com cerca de 60 pessoas. Estamos bem preparados para crescer e bastante motivados para continuar a diversificar a nossa actividade, de forma a termos flexibilidade para absorver o impacto das diferentes fases do mercado imobiliário”.