CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Arquitectura
Bienal de Veneza: Leão de Ouro para Paulo Mendes da Rocha

Bienal de Veneza: Leão de Ouro para Paulo Mendes da Rocha

6 de maio de 2016

O arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, autor do Museu Nacional dos Coches em Belém, e Prémio Pritzker 2006, vai receber este mês o Leão de Ouro de carreira na Bienal de Arquitectura de Veneza, em Itália.

Paulo Mendes da Rocha, 87 anos, receberá o prémio por ser autor de uma arquitectura que é "intemporal", com projectos que, muitas décadas depois de terem sido construídos, "resistiram à passagem do tempo, tanto no plano material como estilístico", afirma a direcção da bienal.

"Ele é um desafiador inconformado e, ao mesmo tempo, um realista apaixonado. As áreas de interesse dele ultrapassam a arquitectura, no campo político, social, geográfico, histórico e técnico", lê-se no comunicado em que a direcção do evento revela a concessão da distinção.

 

Paulo Mendes da Rocha, receberá o Leão de Ouro de Carreira no dia 28, na abertura da 15ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza.

 

Quem é Paulo Mendes da Rocha

 

Nascido em 1928, em Vitória, Paulo Mendes da Rocha formou-se em arquitectura em São Paulo, cidade onde assinou alguns projectos arquitetónicos, nomeadamente o Museu Brasileiro da Escultura, o Clube Atlético Paulistano e a reformulação da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Assinou ainda o projecfto do Museu da Língua Portuguesa, recentemente destruído num incêndio.

Em 2000 representou o Brasil na Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza e recebeu já vários títulos "Honoris Causa" no Uruguai, Brasil, Argentina e em 2015 na Universidade de Lisboa.

A Bienal de Arquitectura de Veneza decorrerá de 28 de Maio a 27 de Novembro com o tema "Reporting from the front" e curadoria do chileno Alejandro Aravena.

O arquitecto Álvaro Siza Vieira - que recebeu o Leão de Ouro de Veneza em 2012 - vai representar Portugal na bienal, numa escolha comissariada pelos arquitectos Nuno Grande e Roberto Cremascoli.

 

Lusa/DI

PUB
TURISMO
Joya Del Casco: O botique Guesthouse que está a fazer sucesso em Sevilha e fala português
12 de agosto de 2020
PUB
ARRENDAMENTO
Rendas baixam em 25% dos imóveis que surgem para arrendamento
27 de julho de 2020
PUB
PUB
INTERNACIONAL
França estima impacto no turismo em cerca de 40.000 milhões de euros
10 de agosto de 2020
PUB