CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

Arquitectura portuguesa obtém quatro vitórias nos MasterPrize

14 de novembro de 2018

Quatro projectos portugueses de arquitectura foram distinguidos no Architecture MasterPrize 2018, nas categorias residencial, recreativa, restauro e renovação de interiores, escritórios e pequena arquitectura, aos quais se juntaram sete menções honrosas, elevando a 11 o número de distinguidos.

Os ateliers de Raulino Silva, Miguel Arruda, Valdemar Coutinho, Openbook Architecture ePMC Arquitectos são os portugueses distinguidos, de acordo com a lista de vencedores, anunciada em Los Angeles, e há mais sete menções honrosas para portugueses.

Na categoria residencial, foram premiados os projectos "Casa Rio Mau", em Vila do Conde, do arquitecto Raulino Silva, e uma casa na Fuzeta, do gabinete Miguel Arruda Associados.

O projecto Pavilhão do Atlântico, em Viana do Castelo, da autoria de Valdemar Coutinho Arquitectos, venceu no âmbito da arquitectura de design e recreativa.

Os escritórios dos advogados Vieira de Almeida, em Lisboa, venceram na categoria de design de restauro e renovação de interiores, em locais de trabalho. Este projecto é da autoria da Openbook Architecture e desenvolvido em co-autoria com a PMC Arquitectos.

Sete Menções Honrosas

Nas menções honrosas, ao projecto Espigueiro-Pombal do Cruzeiro, na categoria de "Small Architecture" ("Arquitectura Pequena", em tradução livre), do gabinete Tiago Vale Arquitectos, inicialmente divulgado, juntam-se agora mais seis projectos.

São eles o Centro de Artes de Águeda, pelo atelier Bruno André Francisco Salgado Ré, na categoria "Arquitectura Cultural", o Centro de Escritórios de Loureiro, pelo atelier Telmo Castro & Pedro Mendes, na categoria "Arquitectura Institucional".

As menções honrosas foram também atribuídas ao projecto "Portas São João", do atelier Mário Miguel Meireles, na categoria "Arquitectura Residencial", e, na mesma categoria, a "Casa Carrera", de Mário Martins, bem como a "Casa Douro", do atelier Nonarquitectura, de João Paulo Vieira.

Outro projecto português, "A Brasileira - Pestana Hotel", de António Ginestal Machado, na categoria "Restauração & Renovação", teve igualmente uma menção honrosa.

Os Master Prizes foram para...

O prémio Master de 2018 foi atribuído aos edifícios "American Copper", em Manhattan, do atelier Shop Architects, na categoria de Design de Arquitectura.

A Tokyo Tower Top Desk, da televisão japonesa, um projecto do estúdio Kaz Shirane, no Japão, e o projecto Sun Ched, da quinta ecológica Chun Qin Yuan, na China, são os Master Prize 2018 em design de interiores e arquitectura paisagística, respectivamente.

Os MasterPrize de Arquitectura são atribuídos em 41 categorias, a que se juntam os Master Prize de cada ano, nas principais áreas, e foram anunciados em Los Angeles, na segunda-feira.

Os prémios foram criados para celebrar a excelência do design e da inovação "dos melhores projectos contemporâneos de arquitectura, interiores e paisagismo".

A sua atribuição envolve arquitectos, académicos e profissionais da indústria de construção e do urbanismo.

Segundo a organização, os MasterPrize têm por objectivo "afirmar-se entre os principais prémios mundiais de arquitectura" e distinguir "os talentos daqueles que ultrapassam fronteiras e estabelecem novos padrões na actualidade do design e da arquitectura" a nível global.

A cerimónia de entrega vai decorrer no próximo ano, em data a anunciar, no Museu Guggenheim de Bilbau, em Espanha.

Lusa/DI

Mais informação AQUI