CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Design

 

 

 

 

Arquitectura portuguesa a bordo do navio oceânico Celebrity Edge

30 de dezembro de 2018

A empresa Pilar Paiva de Sousa (PPS), sediada no Porto, construiu dois espaços lúdicos no grande navio de cruzeiros oceânico Celebrity Edge, operado pela Celebrity Cruises e cujo custo ascendeu aos 1000 milhões de dólares. Este é já o segundo navio de cruzeiro oceânico construído nos grandes Chantiers d'Atlantique, em França, com intervenção da PPS.

A fazer a sua viagem de estreia entre Fort Lauderdale nos EUA e as Caraíbas, o navio tem capacidade para cerca de 3.000 passageiros nas suas 1467 cabines. Este verdadeiro hotel futuante de 306 metros de comprimento e 39 de largura, apresenta uma série de características inovadoras únicas, nomeadamente o Magic Carpet, uma grande plataforma exterior que sobe e desce ao longo dos vários andares do navio, alternando entre o apoio ao embarque e a função de restaurante panorâmico.

O contributo da PPS no Celebrity Edge consistiu na definição do projecto e apetrechamento (com tectos, pavimento, paredes e mobiliário) dos dois espaços lúdicos destinados a crianças e jovens: o Camp at Sea e o The Basement, espaços contemporâneos que permitem usufruir de uma série de experiências interactivas. Para realizar o projecto, os elementos da PPS formaram uma equipa com subempreiteiros e fornecedores portugueses. A PPS tem mais de 20 anos de experiência e um portefólio internacional (Europa, África e América).

Segundo Pilar Paiva de Sousa, a PPS “é procurada na área de construção e contract por ser uma empresa de arquitectos e designers com a capacidade de interpretar, adaptar e rever os projectos dos clientes de forma a optimizar a instalação do ponto de vista hoteleiro”.

A empresa começou a trabalhar com navios de cruzeiro fluviais em 2004, através do fornecimento e decoração de interiores para as embarcações da Douro Azul. Posteriormente trabalho na construção e arquitectura de interiores de navios da Viking Cruises e Amawaterways, uma experiência que lhe abriu portas para projectos em navios oceânicos nos Chantiers de l'Atlantique, um dos maiores estaleiros do mundo. Em Portugal, a PPS está actualmente a finalizar o projecto integral de interiores do primeiro navio de cruzeiro oceânico World Explorer, com lançamento previsto para a Primavera de 2019 e que navegará destino à Antárctida e à Amazónia.