CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Arquitectura no feminino. Que desafios enfrentam?

12 de novembro de 2018

A primeira sessão do cicloEspaços para Arquitectas promovida pela Roca para falar sobre a situação das mulheres em Portugal no âmbito da arquitectura, decorre esta semana.

Este ciclo de conversas, que tem início com este tema inicia no próximo dia 14 de Novembro às 18h30, o Roca Lisboa Gallery. 

Realizado anteriormente nos Roca Galleries Madrid e Barcelona este ciclo tem agora continuidade no Roca Lisboa Gallery, com o mote da situação actual das mulheres na arquitectura, planeamento urbano, design, informações, oportunidades e diferentes experiências.

Espaços para arquitectas pretende divulgar e garantir que o talento e o contributo das mulheres arquitectas sejam evidenciados e, debater a situação real e actual das mulheres na arquitectura portuguesa e promover uma conversa para partilhar informações, dar visibilidade ao seu trabalho, criar redes e, finalmente, projectar uma estratégia e acções para a mudança.

Em comunicado, a organização refere que a arquitectura é uma área profissional em que as mulheres tradicionalmente começaram a estudar mais tarde. Em Portugal, Maria José Estanco, que nasceu 1905, viria a ser a primeira mulher portuguesa a licenciar-se em arquitectura, tendo recebido o prémio "melhor aluno de Arquitectura" ao terminar o curso em 1942, tornando-se assim a primeira arquitecta portuguesa.

"No entanto, hoje em dia, tanto em Portugal como em muitos países da Europa e do mundo, a presença e reconhecimento das mulheres no campo da arquitectura continua deficitária. Muitas mulheres abandonam a profissão, devido à falta de oportunidades e a problemas estruturais do sector. Ao mesmo tempo, se olharmos para o campo de pesquisa e publicações, a história das mulheres na arquitectura em todas as suas facetas - inovação, experiência, construção, teoria ou crítica -  concluímos que as suas contribuições nem sempre são correctamente representadas", lê-se no documento.

Algumas das questões a serem abordadas neste ciclo: 

  • Quando ocorre a incorporação profissional da actual geração de mulheres arquitectas?
  • Quais os papeis que as mulheres desempenham na arquitectura?
  • Como podemos garantir que as práticas do passado não estão a ser repetidas?
  • Se a informação é poder então contribuir e partilhar dados pode ajudar a dar visibilidade à situação dentro do sector?
  • Podemos trabalhar na estratégia das acções de mudança?

Como moderadora da 1º sessão, estará Patrícia Santos Pedrosa, arquitecta, investigadora, professora e Presidente da Associação Mulheres na Arquitectura. Na 2º sessão, Martha Thorne, Directora executiva do Pritzker Architecture Prize, vai moderar o debate. Ambas integram a comissão cientifica deste ciclo.

As oradoras convidadas da primeira sessão são:Paula Miranda, arquitecta, cooperante da Cooperativa "Trabalhar com os 99%, Crl" e membro do ateliermob; Célia Gomes, arquitecta, investigadora CIAUD/FAUL, professora adjunta na Esad.cr, fundadora do a.s* atelier de santos e actualmente com atelier próprio e Helena Botelho, arquitecta, professora na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa e Fundadora do Helena Botelho Studio.