CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquitectos portugueses candidatos aos prémios Big Mat ‘17

18 de setembro de 2017

15 ateliers de arquitectura nacionais encontram-se entre os finalistas ao prémio internacional de arquitectura BIG MAT 2017. Ao todo, foram seleccionados 15 projectos portugueses nas várias categorias: a Quinta da Tília, nos Açores, de Pedro Maurício Borges, Casa em Alfama, em Lisboa, de Matos Gameiro Arquitectos, a Casa Vermelha, em Vendas de Azeitão, da Extrastudio, o Pavilhão Povera, em Almada, do Atelier João Quintela Tim Simon, a Sunwheel, no Porto, pela Moradavaga, o Espaço 355, em São João da Madeira, de 10Dedosvalentes, a Casa do Rosário, no Porto, do Deparquitectura, o Museu dos Coches, em Lisboa, pelos BAK Gordon Arquitectos, e a Casa em Janeanes, em Condeixa, pelo estúdio Branco Del Rio.

A edição deste ano (a 3.ª) conta com a atribuição de um Prémio do Público que poderá votar no seu projecto favorito até ao dia 24 de Outubro (vote AQUI).

Nesta edição foram seleccionados 87 projectos dos sete países europeus participantes (Bélgica, República Checa, Eslováquia, França, Itália, Portugal e Espanha).

O júri irá entregar um total de 13 prémios entre as diferentes categorias, nas quais deverão necessariamente estar representados os sete países participantes no Prémio e uma Menção Especial Jovens Arquitectos. Dos 13 vencedores das diferentes categorias, o júri irá elevar sete a Prémios Nacionais BigMat’17. As sete obras vencedoras em cada um dos países irão concorrer ao Grande Prémio Internacional de Arquitetura Big-Mat’17, transformando assim um dos Prémios Nacionais em Grande Prémio.

Grande Prémio Internacional BigMat ’17 tem o valor pecuniário dse 30.000 euros; 6 Prémios BigMat ’17 - valor: 5.000 euros; 6 Prémios por Categorias BigMat ’17 - valor: 1.500 euros e Menção Especial Jovens Arquitetos BigMat’17 – valor: 1.500 euros.

 

Florença: Gala de entrega dos prémio a 24 de Novembro

 

O júri é presidido por Jesús Aparicio e composto por Xaveer De Geyter (Bélgica), Henrieta Moravcíková (República Checa + Eslováquia), Marc Barani (França), Francesco Isidori (Itália), Paulo David (Portugal + Espanha), e pelo secretário do prémio Jesús Donaire. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 24 de Novembro, em Florença.

Criado em 1981, o Grupo BigMat é o patrocinador do prémio BigMat ’17 International Architecture AwardTem sede central no Luxemburgo e presença em sete países europeus: Bélgica, República Checa, França, Itália, Portugal, Espanha e Eslováquia.

A marca BigMat, com mais de 840 pontos de venda na Europa tem uma facturação global de mais de 2000 milhões de euros, com especial atenção para todo o sector da construção