CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Arquitectos franceses Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal vencem prémio Pritzker 2021

16 de março de 2021

A dupla de arquitectos franceses Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal é a vencedora do prémio Pritzker 2021, anunciou hoje a organização.

Distinguidos em 2019 com o prémio europeu Mies van der Rohe e, em 2016, com o prémio Carreira da Trienal de Arquitetura de Lisboa, Lacaton & Vassal “não apenas definiram uma abordagem arquitectónica que renova o legado do modernismo, mas também propuseram uma definição adaptada da própria profissão da arquitectura”, justifica o júri, no comunicado que revelou os vencedores deste ano.

Estabelecidos em 1987, em Paris, Lacaton e Vassal são os 49.º e 50.º laureados com o prémio de arquitectura Pritzker, considerado o mais importante do meio, tendo completado mais de 30 projetos pela Europa e África Ocidental. A dupla francesa é famosa por seus projcetos de habitação sustentável e pelo Palais de Tokyo, uma galeria de arte contemporânea em Paris.

Dois portugueses ganharam já o ambicionado prémio da profissão, Ávaro Siza Vieira, em 1992, e Eduardo Souto de Moura, em 2011.