CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Arquitecto Pedro Ramalho doa acervo à Casa da Arquitectura

15 de novembro de 2018

O arquitecto Pedro Ramalho vai doar o seu acervo à Casa da Arquitectura, constituído por documentação, peças desenhadas, maquetes, fotografias, diapositivos e cartazes, que cobre a sua actividade desde o final da década de cinquenta do século passado.

A Casa da Arquitectura, com sede em Matosinhos, refere hoje, em comunicado, que, “ao todo, o acervo oferece cerca de seis metros lineares de documentação textual e 60 peças desenhadas relativas a trabalhos académicos enquanto estudante”.

“Pedro Ramalho doa 2.600 peças desenhadas relativas a 140 projectos de utilizações variadas entre habitação colectiva e unifamiliar, urbanismo, construções cívicas, administrativas, públicas, comerciais, escritórios, saúde e assistência, restauração, culturais e de recreio”, acrescenta.

Oferece também “uma colecção de fotografias e diapositivos da autoria do fotógrafo Luís Ferreira Alves e do próprio Pedro Ramalho e cartazes relativos ao movimento SAAL [Serviço Ambulatório de Apoio Local]".

Do espólio constam ainda 12 maquetes dos projectos Cantina da FEUP, plano que não foi construído na totalidade, da Piscina Matosinhos, da Urbanização da EDP – Ouro, do Centro de Interpretação e Albergue de Leça do Balio, em Matosinhos, da Residência de Estudantes FEUP (antiga versão), do Polis (e estudo) de Vila Nova de Gaia, da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, do Albergue de Peregrinos, do Concurso do Edifício Central da Universidade de Aveiro.

A cerimónia de assinatura do Contrato de Doação vai decorrer no sábado, às 17:00, no âmbito das celebrações do 1.º Aniversário da Casa da Arquitectura, e será apresentada pelo arquitecto Souto de Moura.

No final da sessão realizar-se-á uma visita guiada pelo arquitecto Pedro Ramalho ao Arquivo da Casa da Arquitectura, onde estará patente uma pequena mostra de alguns projectos do autor.

Quem é o arquitecto Pedro Ramalho

Pedro Cândido Almeida de Eça Ramalho nasceu em Caminha, Viana do Castelo, em 16 de junho de 1937.

Formou-se na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 1968, onde leccionou até 1984. Em 1985 transferiu-se para a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, da qual se reformou como professor associado.

Em 1962, iniciou a actividade liberal como arquitecto, no decurso da qual trabalhou para as Câmaras do Porto, de Matosinhos, de Guimarães e de Águeda, e ainda para o Fundo de Fomento da Habitação, para o Instituto Nacional da Habitação e para as Universidades de Aveiro e Porto.

É ainda autor de vários trabalhos nas áreas da habitação unifamiliar e colectiva, dos equipamentos e do urbanismo.

Participou em diversas exposições, designadamente a “Onze Arquitectos do Porto”, e foi premiado em vários concursos de Arquitectura (AAP, INH, Associação Internacional dos Críticos de Arte e Câmara Municipal do Porto).

A par do ensino e da arquitectura, também se tem dedicado com regularidade ao desenho de mobiliário, ao desenho, à serigrafia e à escrita.

Lusa/DI

Imagens cortesia CNLL.pt – mais informação AQUI