CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Arq. Souto de Moura distinguido com prémio de carreira Piranesi

22 de novembro de 2016

O arquitecto Eduardo Souto de Moura foi distinguido com o Piranesi Prix de Rome 2017, um prémio de carreira atribuído pela Academia Adrianea de Arquitectura e Arqueologia Onlus, em Roma, foi ontem anunciado.

O galardão é atribuído pelo comité do Piranesi Prix de Rome, em colaboração com a Ordem dos Arquitectos, Paisagistas e Conservadores de Roma, e o Polo de Mantova do Politécnico de Milão.

Eduardo Souto de Moura, 63 anos, irá receber o galardão numa cerimónia a 24 de Março de 2017, na Casa da Arquitectura - Acquario Romano, onde fará uma intervenção sobre os momentos mais importantes da carreira, iniciada nos anos 1980.

O anúncio do prémio foi feito em conjunto pelo presidente da Academia Adrianea, arquitecto Romolo Martemucci, o presidente da Ordem dos Arquitectos, Alessandro Ridolfi, o director do Premio Piranesi, Luca Basso Peressut, e ainda Federico Bucci, reitor do Polo Territorial de Mantova do Politecnico de Milão, "após uma ampla discussão sobre os candidatos, iniciada em Junho de 2016", segundo o comunicado.

Nascido em 1952, Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prémio Pritzker 2011 - considerado o Prémio Nobel da arquitectura, "é um dos mais influentes e notáveis arquitectos do mundo", salienta o comunicado.

A Academia recorda que Eduardo Souto de Moura é actualmente professor no Polo Territorial de Mantova do Politécnico de Milão, onde ensina cadeiras de design de arquitectura em contextos históricos e design de arquitectura.

Assinou, entre outros projectos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Este ano foi premiado pela X Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Urbanismo (BIAU), que decorreu em Madrid, "pelo importante contributo do seu ensino em universidades de diversos países".

Lusa/DI