CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Angola: novos centros comerciais com projecto Broadway Malyan

12 de julho de 2016

A Broadway Malyan, que este ano está comemorando o 20º aniversário da abertura do seu escritório em Lisboa, o primeiro que a multinacional de arquitectura abriu fora do Reino Unido, é a responsável pelo design dos dois mais recentes centros comerciais Xyami em Angola. Trata-se do Shopping Nova Vida, em Luanda, e do Shopping Lubango, na província de Huíla, que abriram portas, em dezembro e abril passados.

Os dois projectos de retail integram o programa de forte expansão da marca de shoppings criada pela Zahara Imobiliária, que, nos últimos dois anos, tem já em funcionamento quatro estruturas comerciais em Angola.

Os dois novos centros comerciais são os primeiros a ganhar vida de uma série de projectos sob a marca Xyami assinados pela Broadway Malyan a partir do seu atelier de Lisboa. A multinacional de arquitetura será ainda responsável pelo design de um outro centro comercial em Kilamba, nos arredores de Luanda e cuja construção já se iniciou, bem como de dois projectos em Huambo e Luanda Norte, que estão ainda em fase de planeamento.

A cada um dos centros comerciais está ancorado um hipermercado Kero, incorporando ainda um cinema multiplex, um centro automóvel e uma zona de entretenimento infantil, que totalizam uma área bruta locável de 14.000 m2, no caso do Lubango, ede  23.000 m2, no Nova Vida.

''Angola está numa fase de expansão no sector de retail e estes dois projectos para a marca Xyami estão a transformar a oferta ao consumidor, pela sua dimensão, oferta e experiência do visitante”, afirma Vasco Carvalho, líder do projecto no atelier da Broadway Malyan Lisboa. “A nossa abordagem pretende garantir que estes centros comerciais mantêm uma forte identidade africana, ao mesmo tempo que refletem modernidade” - acrescenta.