CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

Aldeias do Xisto no MUDE- Museu do Design e da Moda

14 de abril de 2017

As Aldeias do Xisto vão estar representadas no MUDE- Museu do Design e da Moda com três peças do projecto “Agricultura Lusitana”.

As peças integram a exposição "Novo Mundo - visões através da bienal ibero-americana de design 2008-2016". Mostrar ao mundo como as Aldeias do Xisto têm vindo a reinventar a cultura dos lugares com as pessoas que neles habitam é um dos objectivos desta iniciativa. A exposição está patente entre 22 de Abril e 2 de Julho no Palácio dos Condes da Calheta, em Belém, Lisboa.

As peças da Agricultura Lusitana que vão estar patentes no MUDE são:

•       Ladrilhos Contemplativos, de Miguel Neto e Mafalda Fidalgo

•       Pedra sobre Pedra, de Joana Silva Moreira, Hugo Cardoso, Prof. Arq. João Cruz (ESAD- Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos)

•       Lato: Castanha Portuguesa, de Cátia Lima, Filipe Pereira, Jorge Lopes, Mariana Sarabando, Neuza Fonte, Rafael Oliveira, Tatiana Amarante (UA - Universidade de Aveiro)

 

De acordo com Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, «o nosso objectivo com esta presença no MUDE é mostrar ao mundo como as Aldeias do Xisto têm vindo a reinventar a cultura dos lugares com as pessoas que neles habitam, criando valor social e económico no território. É sobre a nossa identidade que estamos a experimentar convocando a criatividade e o conhecimento. Afirmamos este território como um laboratório vivo, aberto a novos pensamentos e povoadores capazes de criar núcleos de transformação do tecido social que originem novas formas de fazer, estar e ser. Exatamente o que a exposição Agricultura Lusitana corporizou e pode ser visto nesta exposição.»