CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

Aires Mateus vence prémio internacional Viero 50 Anos

21 de dezembro de 2017

O projecto do Hotel Santa Clara 1728, da autoria do Gabinete Aires Mateus, foi o grande vencedor do Prémio Internacional Viero 50 Anos.

Trata-se de um galardão promovido pela marca italiana Viero para festejar o seu 50.º aniversário, uma marca especialista na reabilitação e recuperação de edifícios, na alta decoração e em soluções decorativas e de isolamento, detida pelo Grupo Cromology, do qual a Tintas Robbialac faz parte.

Para celebrar meio século, a marca desafiou arquitectos, designers, artistas e criativos de todo o mundo a apresentar trabalhos nos quais tivessem recorrido a produtos e soluções Viero. Os profissionais aceitaram o repto e a Viero recebeu 19 candidaturas às categorias de textura e projectos vindas da China, Índia, Emirados Árabes Unidos e Europa.

O projecto de requalificação do Hotel Santa Clara 1728, que converteu um edifício do século XVIII num hotel situado no centro histórico de Lisboa, destacou-se dos demais e o Gabinete Aires Mateus sagrou-se vencedor na categoria Projectos de uma competição através da qual a Viero pretendia celebrar os materiais e as cores, elevados ao estatuto de arte, mas também a criatividade na pesquisa de soluções funcionais, e a paixão pela arte do savoir faire que respeita a tradição mas favorece a singularidade, a beleza e o conforto dos espaços na vida moderna.

O Gabinete Aires Mateus foi destacado pela capacidade demonstrada no facto de respeitar a história de um edifício, enquanto a interpreta com uma visão contemporânea, e de narrar histórias, através da harmonia do ambiente, sempre com uma sensibilidade ímpar. Elementos que impressionaram o júri da Viero que viram reflectido neste projecto a procura incessante da beleza que reflete a actual visão da marca.

A juntar a estes argumentos, os irmãos Manuel e Francisco Aires Mateus recorreram a dois produtos da colecção decorativa Viero: o Marmorin Hydro que combinado com a Hydro Protection garante a protecção e evita danos de humidade em superfícies em contacto com a água, nomeadamente zonas de chuveiros ou saunas. Os dois produtos, que se destacam pela permeabilidade ao vapor de água, são comercializados em Portugal pela Tintas Robbialac.