CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Aires Mateus e Carrilho da Graça vencedores do Prémio Valmor

11 de abril de 2019

O Prémio Valmor e Municipal de Arquitectura para o ano de 2017 distinguiu duas obras como vencedoras: o Edifício Sede EDP, do atelier Aires Mateus, e o Terminal de Cruzeiros de Lisboa, de Carrilho da Graça, Arquitectos.

O anúncio acaba de ser feito no Salão Nobre dos Paços do Concelho, da autarquia lisboeta, revelando ainda que aos vencedores de uma das mais importantes distinções nacionais na área da arquitectura e urbanismo, juntam-se quatro menções honrosas: o Palacete de Santa Catarina, de Teresa Nunes da Ponte, arquitectura; Lisbon Stone Block, de Souza Oliveira, arquitectura e urbanismo; Casa em Alfama, Matos Gameiro, arquitectos e Largo de Santos e vias Adjacentes, de 92 Arquitectos (João Almeida e Luís Torgal) e Victor Beiramar Diniz (arquitecto paisagista).

Catarina Vaz Pinto, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, o Arquitecto Jorge Catarino Tavares, Director Municipal de Urbanismo, em representação do Comissário Técnico-científico o Vereador do Urbanismo, o Arquitecto Alberto Souza Oliveira, personalidade convidada pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o Arquitecto Francisco Berger, representante da Academia Nacional de Belas-Artes, o Arquitecto Cândido Chuva Gomes, representante da Ordem dos Arquitectos e o Arquitecto João Pardal Monteiro, representante da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, foram os elementos do júri que escolheram as obras premiadas e as menções honrosas.

De referir que de 12 a 30 de Abril, será possível ver em exposição os seis projectos seleccionados pelo júri. A mesma terá lugar no CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa, no Piso 1 do Picoas Plaza.

Ainda em Abril, será possível participar num programa composto por duas conferências e quatro visitas às obras distinguidas feitas pelos autores das  mesmas. 

Nesta nova edição do prémio, a CML renova a cooperação com a Trienal de Arquitectura de Lisboa, iniciada com o anúncio dos galardoados com o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura 2013-2016.