CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

“A Vida Entre Edifícios” de Jan Gehl lançado em Portugal

14 de novembro de 2017

O livro “A Vida Entre Edifícios”, do arquitecto Jan Gehl, que inspirou a recuperação do espaço público e a promoção das vias pedonais e cicláveis, vai ser lançado em Portugal e apresentado na quinta-feira, numa sessão em Lisboa.

Editado pela Tigre de Papel e pelo centro de investigação Dinamia/Centro de Estudos para a Mudança Socioeconómica e o Território, do Instituto Universitário de Lisboa, o livro será lançado no âmbito de uma conferência de Jan Gehl, em Lisboa.

A sessão está prevista para as 18:00, no Grande Auditório do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa, e a conferência tem por título "A humanização do espaço público – A vida social entre os edifícios".

“A Vida Entre Edifícios” inspirou a recuperação do espaço público, tornando célebre o arquitecto dinamarquês, em 1971, quando lançou este manifesto pela humanização das cidades.

De acordo com um comunicado da editora, que cita Paulo Tormenta Pinto, professor de arquitectura no ISCTE, e coordenador da conferência de lançamento, "é a partir da crítica de Jan Gehl à concentração das pessoas dentro dos edifícios, e ao domínio do quotidiano pelo automóvel, com a consequente desumanização das cidades, que se inicia, no final do século XX, a reconversão das cidades através da valorização do espaço público, das infraestruturas de uso comum, da pedonalização dos trajectos e do incentivo ao uso das bicicletas e dos transportes públicos".

Em Portugal, o livro é traduzido por Tiago Mesquita Carvalho - também responsável pela introdução e notas - a partir da edição inglesa "Life Between Buidlings. Using Public Space (The Danish Architectural Press, 2006).