CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 Projectos portugueses na 9ª Bienal Internacional de Paisagem

30 de setembro de 2016

Decorre em Barcelona, a capital catalã, e é um dos maiores e mais importantes eventos da arquitectura paisagística a nível mundial. Pode-se dizer que a cidade se vestiu de verde desde que bienal começou ontem, quinta-feira. Organizada pelo Colegio de Arquitectos da Catalunha e a Universidade Politécnica de Catalunha, durante três dias - de 29 de Setembro a 1 de Outubro -, debatem-se questões e conteúdos relacionados com a intervenção na paisagem, tanto em termos de arquitectura como a partir de outras disciplinas relacionadas com o seu estudo e evolução. A edição deste ano tem por tema central as ‘Paisagens de Amanhã’.

Ponto alto da Bienal é a entrega do Prémio Internacional de Paisagem “Rosa Barba” patrocinado pela Fundação Banco Sabadell ao melhor projecto ou planeamento de paisagem.

Nenhum projecto português está entre os 10 finalistas, mas sete foram seleccionados para integrar os quatro campos de intervenção: Regeneração, Intersecção, Transição  e Articulação, integrando o livro que anualmente é editado com os projectos finalistas e todos os seleccionados. E, assim, contrariando a ideia arreigada de que o Paisagismo é o “parente pobre”, ou pelo menos esquecido, da Arquitectura...

 

EPCA e PROAP ateliers destacados

 

A EPCA, atelier de Estudos, Projectos e Consultoria Ambiental viu três projectos seus serem seleccionados para integrar o catálogo do Rosa Barba International Landscape Prize 2016, por muitos considerados os “Óscares da Arquitetura Paisagista”.

Os projectos da EPCA seleccionados integram as categoria Regeneração ('Recuperação das Condições de Ambiente Natural e Protecção dos Sistemas Costeiros em Santo André'),  Transição  ('Requalificação e Valorização da Barrinha, Lago do Mar e Lagoa de Mira'), e Articulação (‘Requalificação Geral  do Espaço Público da Via Principal de Peões’, em Marvila, Lisboa).

O atelier NPK arquitectos paisagistas associados viu o seu projecto “Requalificação da envolvente Norte do Santuário de Fátima” ser seleccionado para a secção Articulação; o mesmo acontecendo com os projectos de reabilitação urbana da Calçada da Ajuda e do Alto da Santa Catarina, elaborados pela PROAP.

A PROAP, do arquitecto João Ferreita Nunes, obteve ainda a selecção para a secção Regeneração do seu projecto “recuperação das condições de ambiente natural e protecção de sistemas costeiros em Santo André”; e a selecção na secção Transição dos projectos “Requalificação e Valorização da Barrinha, Lago do Mar e Lagoa de Mira” e o “Espaço Público da Frente de Rio da Ribeira das Naus”, em Lisboa,  este em parceria com o atelier Global Arquitectura Paisagista, Lda.