CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

65 espaços para visitar no “Open House Porto” 2018

23 de março de 2018

A 4.ª edição do Open House Porto realiza-se de 30 de Junho a 1 de Julho, nas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, com um roteiro de 65 espaços, mais cinco do que em 2017.

Destes 65 espaços, 70% deles são inéditos, anunciou em comunicado a Casa da Arquitectura, em Matosinhos, responsável pela organização e produção da iniciativa.

Comissariada pelos arquitectos Inês Moreira e João Paulo Rapagão, a edição de 2018 do Open House oferece uma “oportunidade única” para se descobrir e usufruir de locais singulares, novos ou antigos, prostrados no tempo, recuperados ou reconstruídos.

O foco curatorial desta edição “centra-se em arquitecturas de utilização industrial e naquelas de sustentação das suas actividades, numa demonstração clara de que as cidades que herdámos souberam assimilar e conciliar a indústria com os diversos usos que as estimulam e mobilizam”, referem os comissários, citados na nota.

 

Actividades paralelas no “Programa Caleidoscópio”

“A indústria gerou e operou mutações profundas nas três cidades em terrenos diversos associados ao rio e aos transportes, à energia e às infraestruturas civis, gerando também os vazios que se transformaram em novas oportunidades urbanas”, salientam na nota.

À semelhança da edição anterior, decorrerá em alguns espaços do roteiro um conjunto de acções paralelas denominadas “Programa Caleidoscópio”.

Este programa tem por objectivo apresentar outras perspectivas de exploração e ocupação dos espaços, voltando a apostar na dinamização de actividades e visitas que pretendem valorizar a acessibilidade, a inclusão, as crianças e famílias, assim como os cruzamentos interdisciplinares com outras artes.

Em 2015, a iniciativa recebeu 11.000 visitantes, em 2016 aumentou para 30.000 e, no ano passado, foram 25.000 aqueles que passaram pela Open House.

A Open House é uma iniciativa internacional de promoção da arquitectura e património edificado, criada em Londres por Victoria Thornton, membro do Royal Institute of British Architects.

Com mais de 20 anos, este evento estende-se actualmente a mais de 40 cidades em todo o mundo.

Lusa/DI