164 estudantes de arquitectura e design no desafio da Roca

13 de Maio de 2017

O projecto BASIN BALL, da autoria de André Silva, José Almeida e Pedro Costa, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi o grande vencedor da noite, na 1ª edição do Roca One Day Design Challenge em Portugal. 164 estudantes de arquitectura e design de todo o país participaram neste desafio.

A estreia do nosso país neste inovador concurso de design express, fica marcada pela enorme adesão registada, que superou largamente todas as previsões. Os mais de 160 participantes tiveram como desafio, reinventar um lavatório convencional, tendo especial atenção a elementos como a funcionalidade, eficiência ou a originalidade do mesmo. Tudo em apenas 8 horas.

O arquitecto José Mateus, do Atelier ARX, um dos mais prestigiados em Portugal; o designer João Bessa, que se estreou na Maison & Object, uma marca premiada de imobiliário desenvolvido por artesão nacionais e que foi já considerado o melhor de 2016; o designer Paulo Parra, criador de objectos de excepção, como a cadeira do Presidente da Comissão Europeia; Nuno Sá Leal, Presidente da Associação Portuguesa de Designers; e Xavier Torras, director de Comunicação da Roca, foram os elementos do júri.

Um dos principais destaques da edição portuguesa deste concurso, foi o número de escolas e entidades participantes. Da Beira Interior a Évora, das Caldas da Rainha à Aveiro, foram 15 as instituições a marcar presença na edição portuguesa do Roca One Day Design Challenge.

O segundo prémio foi para o projecto ADAPT, da autoria de Ruben Lourenço, Inês Margarida, alunos da Faculdade de Arquitectura de Lisboa,  e Bárbara Marques, aluna da Faculdade de Belas Artes de Lisboa,  e o terceiro para a dupla formada por Mafalda Costa, da Conservation Practice e, Pedro Soares, aluno do IADE, com o projecto AQUA VITAE.

Portugal foi um dos 7 países escolhidos para a edição deste ano do Roca One Day Design Challenge, que terá também lugar na China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Oman, Reino Unido e Rússia.