CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

15º Congresso dos Arquitectos no Algarve

25 de setembro de 2018

15º Congresso dos Arquitectos decorre pela primeira vez no Algarve. O encontro, agendado para 25 a 27 de Outubro, realiza-se no Centro de Congressos do Arade, em Lagoa. Primeiro-ministro e Ministro do Ambiente marcam presença nas sessões de abertura e de fecho dos trabalhos. No ano em que comemora 20 anos, a Ordem quer definir o papel do arquitecto na sociedade, no futuro do património nacional e no desenvolvimento económico,social e de inovação para a sociedade.

Afirmar a arquitectura na sociedade e demonstrar o seu papel qualificador na preservação e na construção do património, no desenvolvimento económico, social e da inovação na sociedade" é objectivo do 15º Congresso dos Arquitectos.

Sob o lema: "O Património Arquitectónico e Paisagístico"

Tendo como tema central "O Património Arquitectónico e Paisagístico", o 15º Congresso dos Arquitectos não se esgota no tema central proposto e durante os três dias do encontro serão igualmente abordados outros temas. A saber: O ordenamento e valorização do território, a reabilitação do património arquitectónico e paisagístico e a prática profissional dos arquitectos.

O Congresso dos Arquitectos, que se realiza de três em três anos em pontos sempre diferentes do país - como forma de promover a descentralização das reuniões dos arquitectos - este ano tem uma estrutura de participação diferente da adoptada em edições anteriores e inaugura duas novas modalidades de participação, além das habituais moções, recomendações e comunicações: o debate temático e o debate transversal, com vista ao envolvimento não só destes profissionais mas também de outras entidades ou profissões ligadas ao exercício da arquitectura que pretendam intervir e contribuir activamente para a reflexão dos temas.

O Centro de Congressos do Arade manterá a decorrer em paralelo durante os três dias deste evento, numa data em que se celebra o Ano Europeu do Património Cultural, um programa de actividades sociais e culturais, nas quais se inserem visitas, exposições, cinema e uma feira de materiais."

Toda a informação AQUI