CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

"12 Serigrafias de Arquitectos" em exposição na Roca Lisboa Gallery

4 de fevereiro de 2020

A exposição "12 Serigrafias de Arquitectos" inaugura a 6 de Fevereiro no Roca Lisboa Gallery e reúne obras de figuras maiores da arquitectura portuguesa, como Siza Vieira, Souto de Moura e Carrilho da Graça. Organizada pela Roca, pela Ordem dos Arquitectos e pelo Centro Português de Serigrafia, a exposição presta homenagem ao arquitecto Manuel Graça Dias, comissário da colecção.

Reafirmando a estreita ligação da marca Roca à arquitectura e à arte, a exposição enquadra-se na celebração dos 35 anos do Centro Português de Serigrafia (CPS) e vem prestar homenagem a Manuel Graça Dias (1953-2019), arquitecto, professor e pensador com um percurso ímpar na divulgação da arquitectura portuguesa.

Comissariada por Graça Dias, que também assina uma das obras, a colecção "12 Serigrafias de Arquitectos" foi originalmente integrada nas comemorações do Dia Mundial da Arquitectura de 2014 e já passou por Bilbau, tendo sido pensada enquanto conjunto abrangente e representativo do panorama da arquitectura portuguesa contemporânea. Sobre ela, Graça Dias disse na altura tratar-se de "uma colecção bastante improvável, complexa e variada – sobretudo, menos previsível do que o habitual", com obras de arquitectos "reconhecidos pela sua produção desenhada".

Serão exibidas no Roca Lisboa Gallery serigrafias de Álvaro Siza Vieira, Alexandre Alves Costa, Eduardo Souto de Moura, Carrilho da Graça, Manuel Graça Dias, Luísa Penha, Fátima Fernandes, Egas José Vieira, Pedro Ravara, Alexandra Margaça, Pedro Bandeira e Pedro Machado Costa. Uma selecção que João Prates, Director do Centro Português de Serigrafia, afirma denotar "a generosidade, a grande capacidade de diálogo e o gosto pelo encontro imprevisível" que era transversal ao trabalho de Graça Dias.

A exposição "12 Serigrafias de Arquitetos" tem entrada livre e poderá ser visitada até ao final de Maio. A sessão de inauguração terá lugar no dia 6 de Fevereiro e contará com a participação de João Prates e de Jorge Vieira, Director Geral da Roca em Portugal, José Manuel Pedreirinho, Presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, e Egas José Vieira, sócio fundador do Atelier Contemporânea e autor de uma das obras da colecção.