CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Vistos 'gold': Investimento caiu 10% em Setembro para 43,5 milhões de euros

11 de outubro de 2020

O investimento captado através dos vistos 'gold' caiu 10% em Setembro, face a igual período de 2019, para 43,5 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nas estatísticas do SEF.

Em Setembro, o investimento resultante da concessão de Autorização de Residência para Investimento (ARI) atingiu 43.512.585,46 euros, menos 10% que um ano antes (48,4 milhões de euros).

Face a Agosto (57,6 milhões de euros), a queda foi de 24%.

No mês passado foram atribuídos 78 vistos 'gold', dos quais 70 por via da aquisição de bens imóveis (16 na compra para reabilitação urbana) e oito através do critério de transferência de capital.

A compra de imóveis registou um investimento de 39,4 milhões de euros no mês em análise, dos quais 5,6 milhões de euros corresponderam à aquisição para reabilitação urbana.

Já a transferência de capitais totalizou um investimento de 4,1 milhões de euros, não tendo sido, mais uma vez, atribuído qualquer visto por via da criação de postos de trabalho.

Do total das concessões de vistos 'gold' em agosto, 19 foram provenientes da China, nove do Vietname, seis da África do Sul, cinco do Brasil e outros cinco dos Estados Unidos.

Do total acumulado do ano, o montante captado por este instrumento ascendeu a 540 milhões de euros, menos 10% que nos primeiros nove meses de 2019.

Entre Janeiro e Setembro foram atribuídos 993 vistos 'dourados'.

O programa dos vistos 'gold' foi lançado precisamente há oito anos e, de acordo com alguns media, o Governo pretenderá acabar com este instrumento em Lisboa e Porto, até ao final do ano, cumprindo o objetivo de aliviar a pressão no mercado nas duas cidades.

LUSA/DI