CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Vila do Conde: Convento de Santa Clara vai ser hotel 5 estrelas

11 de dezembro de 2018

O grupo hoteleiro açoriano Slicedays, proprietário de três unidades nos Açores e na Madeira, venceu a concessão do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, que vai transformar num novo hotel de 5 estrelas.

O projecto vencedor prevê um investimento superior a 8 milhões de euros na construção de um hotel de charme de 5 estrelas e com 90 quartos, além do pagamento de uma renda anual ao Estado de 51 mil euros. O novo hotel irá criar 50 postos de trabalho e tem abertura prevista para 2021.

O novo empreendimento vai dispor de restaurante e spa, entre outros equipamentos.

Parte do edifício passará a estar acessível à fruição pública, através de um Centro Interpretativo com acesso independente e gestão directa do município de Vila do Conde, com o objectivo de preservar a memória do Convento.

Com localização privilegiada em Vila do Conde, com vista para o rio Ave e para o mar, o Convento de Santa Clara comemora 700 anos da sua construção, tendo mantido funções religiosas até 1893. Na posse do Estado desde 1834, funcionou vários anos como reformatório. Está fechado desde 2007.

A proposta vencedora da Slicedays superou a da empresa Empreendimentos Turísticos Montebelo, do grupo Visabeira.

O Revive é um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças, que pretende valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Lançados há dias os concursos de concessão do Convento de São Francisco (Portalegre) e Quartel do Carmo (Horta, Açores), prevê-se que o próximo concurso de concessão seja o do Convento do Carmo em Moura, assim o deu a entender a última informação do Governo sobre o programa Revive.

Da lista de 33 imóveis inscritos no programa Revive lançado em 2016, foram já abertos 12 concursos de concessão (cinco dos quais com procedimentos concluídos e adjudicados), ficando a faltar a abertura de concurso de concessão para os restantes 21 imóveis históricos.