CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Viana do Castelo: Concurso para demolição do prédio Coutinho vai ser lançado

8 de fevereiro de 2021

O anúncio do concurso público para a desconstrução (é feio, mas... é o termo oficial) do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, vai ser publicado, na terça-feira, em Diário da República (DR), pelo preço base 1,7 milhões de euros, foi hoje divulgado.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente daquela sociedade VianaPolis, Tiago Delgado, explicou que "após a publicação do anúncio no DR, na terça-feira, as empresas interessadas dispõem de 30 dias para apresentarem propostas, sendo que o prazo de desconstrução do edifício Jardim, localmente conhecido como prédio Coutinho, é de seis meses".

Segundo Tiago Delgado a desconstrução do edifício deverá iniciar-se "o mais tardar em Outubro".

O prédio Coutinho, de 13 andares, tem desconstrução prevista desde 2000, ao abrigo do programa Polis. O projecto, iniciado quando António Guterres era primeiro-ministro e José Sócrates ministro do Ambiente, prevê para o local a construção do novo mercado municipal.

Inicialmente, o projecto da sociedade VianaPolis previa a implosão do prédio Coutinho, mas a partir de 2018 a desconstrução foi a alternativa escolhida por prever o aproveitamento e a reutilização dos materiais e causar menos impacto ambiental.

Lusa/DI

 

Ver fotos do prédio que irá a abaixo no Blog Olhar Viana do Castelo