CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Vendas, arrendamentos e optimismo “aceleram” ...

20 de outubro de 2016

De acordo com o Imovirtual Market Index (IMI), indicador que reflete a expectativa dos agentes imobiliários em Portugal, desenvolvido por aquele portal imobiliário em parceria com a REVConsultants, o mês de Setembro “apresentou um comportamento positivo, tendo-se verificado um ligeiro crescimento do optimismo dos agentes imobiliários”. Para tal – refere - contribuiram o aumento do número de interessados, de negócios concretizados e o comportamento em termos de actividade, assim como a diminuição do tempo médio de venda e arrendamento de imóveis. Em Setembro foi registado o valor mais baixo desde o início da série  em julho de 2012 – sublinha o IMI.

No mês de Setembro, em termos médios, de acordo com os participantes do Imovirtual Market Index, a colocação de imóveis residenciais para venda apresentou uma morosidade de 7,5 meses. Já nos imóveis para arrendamento, o tempo médio de absorção rondou os 2,3 meses.

 O Índice da Imovirtual e da REVConsultants adianta alguns indicadores que, de algum modo, atestam o estado do mercado:

 

  • 31% dos participantes no inquérito mencionaram o aumento do produto em carteira;

 

  • 36% dos inquiridos registaram um aumento de visitas de potenciais interessados (crescimento relativo ao mês anterior), 49% referiu uma estabilização; apenas 15% mencionou uma diminuição;

 

  • 50% dos inquiridos observaram uma estabilização no que concerne à concretização das transacções, cerca de 29% mencionou um aumento dos negócios efectuados e 21% referiu uma diminuição (valor inferior ao mês anterior);

 

  • 49% dos inquiridos, registou um comportamento estável no desenvolvimento da sua actividade, 14% mencionou um decréscimo da mesma e 37% mencionou um desenvolvimento positivo.

 

Entre os factores que poderão influenciar negativamente o mercado imobiliário, os respondentes destacaram:

  • instabilidade no mercado de trabalho (56%);

 

  • desadequação do produto imobiliário existente em relação à procura (48%);

 

  • restritividade bancária (28%).

Não obstante estas eventuais «nuvens negras”,  58% dos inquiridos antevê uma melhoria do dinamismo da actividade, “sendo que apenas 4,5% acredita na deterioração das condições do mercado imobiliário”, o que traduz um ligeiro aumento comparativamente as opiniões expressas no mês de Agosto.

 

110 respondentes

 

O IMI-Imovirtual Market Index foi elaborado com base num inquérito a 110 Empresas de Mediação Imobiliária, Angariadores Imobiliários, Empresas de Gestão e Administração de Imóveis e Promotores e Investidores Imobiliários (uma média mensal de 253 respostas validadas, desde o início da série). O período de recolha de dados decorreu entre os dias 3 e 7 de Outubro de 2016.