CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Turismo: nível de confiança nunca foi tão grande

2 de junho de 2017

Os resultados globais do turismo nacional no Verão de 2017 vão ser melhores que os de 2016. A previsão é avançada nesta edição do Barómetro do Turismo do IPDT.

Mais de 75 por cento dos inquiridos acreditam que o Verão de 2017 vai ser melhor que o de 2016 no que toca a receitas, dormidas e número de turistas, no que se refere ao mercado interno. O mercado externo deverá registar uma evolução ainda mais positiva. Mais de 90 por cento dos respondentes acreditam que as dormidas, turistas e receitas serão superiores em 2017.

 

Novos recordes

O nível de confiança médio no desempenho do sector do turismo atingiu, em Maio, o valor mais elevado de sempre, chegando aos 84,3 pontos, um acréscimo de 1 ponto face ao último registo observado em dezembro de 2016. Num comentário à edição 53 do Barómetro, o presidente do IPDT, António Jorge Costa afirmou que estes resultados “confirmam que o turismo se tornou um sector verdadeiramente estratégico da nossa economia, sendo um valioso contributo para a retoma que agora se afigura. O nível de confiança em alta permite-nos perspectivar um ano de 2017 com novos recordes”.

 

China deverá liderar crescimento dos mercados internacionais

Nos próximos seis meses a actividade do turismo, a procura turística, o emprego, o investimento e a rentabilidade das empresas deverão registar aumento. A China deverá liderar o crescimento dos mercados internacionais. Bom desempenho deverão ter, igualmente, a França, Alemanha e os EUA. O painel destaca ainda o mercado interno que terá um papel muito relevante na procura turística para o Verão de 2017.

A gestão do sucesso de destinos como Lisboa ou Porto foi outra das questões levantadas nesta edição do Barómetro. Para garantir a sustentabilidade das cidades, o painel sugeriu a aposta em medidas de fiscalização e regulamentação (24 por cento), a promoção de ofertas integradas com outros destinos nacionais (20 por cento) e a melhoria da qualidade do serviço a par de um reforço da autenticidade dos destinos (16 por cento). 

O Barómetro do Turismo é um projecto do IPDT, lançado em 2006, que conta com a participação de profissionais e líderes das principais empresas e instituições do sector do turismo nacional.

O projecto IPDT foi criado em Portugal em 2003, inspirado no projecto WHATT (World Hospitality and Tourism Trends), lançado em 1993 no Reino Unido e introduzido em Portugal em 2001 pela consultora Future Trends S.A.