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Turismo: antiga linha do Tua volta a ligar 3 municípios

19 de abril de 2017

A antiga linha do Tua vai voltar a ligar os concelhos de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros num projecto turístico que envolve o aproveitamento do corredor ferroviário para uma ecopista e a reabilitação de estações e apeadeiros.

As autarquias já chegaram a acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), a empresa dona do equipamento, faltando “formalizar o protocolo de concessão” para o projecto avançar.

Os projectos, num valor inicial de 3 milhões de euros, deverá avançar com uma candidatura a fundos comunitários até ao final do mês e começar “o mais rapidamente possível” a intervenção nos quase 70 quilómetros da antiga ferrovia.

Trata-se de um projecto inédito intermunicipal no Nordeste Transmontano que visa aproveitar o potencial turístico do corredor da desactivada linha do Tua, onde não circulam comboios há mais de 20 anos.

O percurso que agora os autarcas pretendem reabilitar foi o primeiro a encerrar, ainda no início da década de 1990.

Da antiga linha do Tua, que ligava Bragança, ao Tua, restaram cerca de 60 quilómetros entre Mirandela e o Tua, entretanto também desactivados.

Os últimos cerca de 20 quilómetros da ferrovia ficaram parcialmente submersos pela barragem de Foz Tua. Os restantes, entre a Brunheda e Mirandela, têm o regresso do comboio anunciado para o Verão no âmbito do plano de mobilidade turística e quotidiana, contrapartida pela construção da hidroelétrica.

O aproveitamento turístico do restante corredor, para norte, é o propósito do novo projecto que junta as Câmaras de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança e conta com o acordo da IP.

 

 

Bragança já avançou…

Entretanto, a Câmara de Bragança já começou a intervencionar a plataforma da futura ecopista, "realizando trabalhos de limpeza, desmatação, regularização de valetas e taludes, drenagens e nivelamento com aplicação de material”.

A intervenção diz respeito aos cerca de 37 quilómetros entre Bragança e Sendas e envolverá, além dos trabalhos no corredor da antiga ferrovia, a requalificação de duas estações, de duas pontes ferroviárias (Rebordãos e Remisquedo) e a iluminação de dois túneis (Sortes e Santa Comba de Rossas).

O município de Bragança informou que está a promover “desde o início deste ano diversas ações no sentido de viabilizar a futura ecopista, contratualizando com o LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) o estudo/análise do estado de conservação e manutenção das pontes, projectando a reabilitação de duas estações, a iluminação dos túneis e a sinalética”

Os 3 municípios pretendem construir uma ecopista no antigo corredor da linha e recuperar o património edificado, como as estações, que se encontram actualmente ao abandono e em adiantado estado de degradação.

A nova ecopista ligará a Terra Quente à Terra Fria transmontanas e estende-se por treze quilómetros no concelho de Mirandela, 24 no de Macedo de Cavaleiros e 30 no de Bragança.

Os municípios ambicionam chegar com as bicicletas onde a antiga Linha do Tua nunca conseguiu cumprir o propósito inicial, que era o da ligação a Espanha.

A ideia é “algum dia ligar a ecopista à rede espanhola” e também a sul de Portugal até ao Algarve.

Lusa/DI