CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Cimpor

Turcos da OYAK compram a Cimpor e a InterCement

26 de outubro de 2018

O Grupo turco OYAK (Ordu Yardımlaşma Kurumu) assinou um contrato com a Cimpor e a InterCement com o objectivo de venda de todos os activos que compõem a Unidade de Negócio de Portugal e Cabo Verde.

Em comunicado, a emEsta transacção enquadra-se no plano de redução da dívida do Grupo publicamente anunciado pela InterCement (antiga Camargo Corrêa Cimentos) e pela Cimpor, em resposta à adversidade do contexto que se tem observado nos mercados da América do Sul, especialmente no Brasil.

O Grupo turco OYAK é o primeiro e maior fundo de pensões ('second tier') na Turquia, fundado em 1961, e o grupo líder em investimentos estratégicos em sectores lucrativos e de crescimento continuado de diversas indústrias como o cimento e a betão, a exploração mineira e a metalúrgica, o automóvel, a energia e o sector químico, a agricultura, a logística, as finanças e a alumina especializada.

O grupo emprega actualmente cerca de 30 mil pessoas em 19 países, registou em 2017 um volume de negócios de 10,2 mil milhões de USD e opera em diversas industrias (cimento e betão, mineração e metalurgia, automóvel, energia e química) e serviços (financeiros e logísticos). A sua subsidiária OYAK Cement, conta com 7 fábricas integradas de cimento e 3 moagens com uma capacidade anual de produção de 12 milhões de toneladas por ano, 45 centrais de betão e 1 fábrica de sacos de papel.

Líder de mercado na Turquia, a OYAK Cement é uma referência no desenvolvimento de soluções inovadoras para a utilização de cimento orientadas por critérios de eficiência, criatividade e rentabilidade, bem como pela sua actuação sustentável e responsável em termos ambientais e comunitários.

Em comunicado enviado hoje para as redacções, a empresa revela que na definição da sua estratégia de internacionalização, a OYAK Cement identificou o potencial de integração da Cimpor Portugal e Cabo Verde no seu portfólio de activos, valorizando em particular o seu know-how, potencial operacional, escala, posicionamento geográfico e capacidade exportadora.

A transacção ora anunciada está sujeita à aprovação das Entidades da Concorrência competentes.

Através desta aquisição, a OYAK integrará no seu portefólio as três fábricas e as duas moagens de cimento, as 20 pedreiras e as 46 centrais de betão localizadas em Portugal e em Cabo Verde.

As actuais estruturas directivas das áreas produtivas e dos serviços centrais da Cimpor em Portugal e Cabo Verde manter-se-ão em funções.