CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Torres Vedras: 9 M€ para requalificação do parque escolar

20 de março de 2018

A Câmara de Torres Vedras aprovou hoje por unanimidade quatro empréstimos no total de cerca de nove milhões de euros para a construção de três centros escolares e para obras de requalificação urbana.

O município vai contrair, a 20 anos, um empréstimo de cerca de seis milhões de euros, para a construção de novos centros escolares no Turcifal e em A-dos-Cunhados, e outro de cerca de dois milhões de euros, para a construção do centro escolar na Póvoa de Penafirme, na freguesia de A-dos-Cunhados/Maceira, conforme foi decidido na reunião pública e descentralizada realizada na freguesia de Carvoeira e S. Domingos de Carmões.

A câmara municipal, no distrito de Lisboa, vai pedir mais dois empréstimos - de 559 mil euros (a 10 anos) e de 239 mil euros (a dois anos) - para assegurar o financiamento nacional das obras de requalificação urbana previstas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano para a cidade, financiadas por fundos comunitários.

Até 2021, Torres Vedras prevê investir 33 milhões de euros na construção de 10 novos centros escolares que faltam no concelho.

“Neste mandato, o grande investimento vai ser na requalificação das escolas, porque não podemos continuar a ter uns alunos em escolas modernas e outros em escolas antigas sem condições”, afirma a vice-presidente da câmara, Laura Rodrigues.

Os novos centros escolares vão estar equipados com refeitórios, centro de recursos, ginásios e salas dotadas de quadros interactivos e outras tecnologias adaptadas à realidade actual do ensino/aprendizagem.

O novo centro escolar de A-dos-Cunhados vai ter 14 salas de aula com capacidade para cerca de 280 alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico.

As novas instalações vão dispor de oito salas de aula para 160 alunos, na Póvoa de Penafirme, e nove salas para 180 alunos no Turcifal.

Em 2019, o município vai avançar com a construção dos centros escolares da Silveira (quatro milhões de euros) e do Ramalhal (3,4 milhões de euros).

Seguem-se, em 2020, Maxial (2,1 milhões de euros), Sarge (1,5 milhões de euros) e Freiria (3,2 milhões de euros) e, em 2021, outros dois na cidade de Torres Vedras, de 3,7 e 3,1 milhões de euros, para substituir as escolas existentes.

Nos últimos 11 anos de vigência da Carta Educativa, 16 escolas foram construídas de raiz ou requalificadas.

Lusa/DI