CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Vidro: Cada vez mais importante nos projectos arquitectónicos

26 de março de 2017

A Guardian Glass, fabricante internacional líder de produtos de vidro float, vai construir uma segunda fábrica com esta técnica na Polónia, onde espera produzir 1000 toneladas por dia. A nova unidade vai ao encontro do crescimento na procura de vidro resultante de uma tendência crescente na Europa de aumentar a presença de luz natural em edifícios residenciais e em edifícios comerciais, bem como na crescente substituição de vidros duplos por vidros triplos.

A Guardian Glass está presente em Portugal com instalações em Vila do Conde e Samora Correia e espera que a nova fábrica na Polónia produza 1000 toneladas de vidro float por dia e inclua maquinaria tecnologicamente avançada de revestimento por pulverização magnética que permita a produção de vidro de elevado desempenho e eficiência energética para clientes na Polónia e países vizinhos.

O objectivo é ir ao encontro do aumento das necessidades dos seus clientes, quer em vidro revestido, quer noutros tipos de produtos de vidro no sector comercial e residencial. Este investimento inicial nos projectos de engenharia vai acelerar a conclusão das novas instalações fabris que se prevê estejam operacionais no primeiro trimestre de 2019. Está ainda a ser estudada a sua localização.

Kevin Baird, presidente e CEO da Guardian Glass, afirma que o investimento numa segunda fábrica de produção de vidro float na Polónia comprova a confiança da Guardian quer na região, quer na indústria do vidro: "O potencial de uma segunda fábrica na Polónia vai ao encontro da estratégia global da empresa, considerando as análises de marketing. Estamos confiantes que encontraremos novas oportunidades e expandiremos a rede de distribuição dos nossos produtos de vidro na Europa".

"O crescimento na procura de vidro reflecte a tendência geral na Europa de aumentar a presença de luz natural em edifícios residenciais e em edifícios comerciais, bem como na crescente substituição de vidros duplos por vidros triplos", acrescenta Guus Boekhoudt, Vice-Presidente da Guardian Glass na Europa.