CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

UNESCO: Castro Verde é Reserva da Biosfera

14 de junho de 2017

A UNESCO classificou hoje o concelho alentejano de Castro Verde,  no distrito de Beja, como Reserva da Biosfera.

A candidatura de Castro Verde a Reserva da Biosfera foi aprovada, na sede da UNESCO, em Paris, pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa "O Homem e a Biosfera" ("Man and the Biosphere" - MaB) da organização e que visa classificar áreas territoriais de protecção dos recursos naturais.

Com a classificação conseguida hoje, o concelho de Castro Verde torna-se a 11.ª Reserva da Biosfera e a primeira a sul do rio Tejo, em Portugal, a ser inscrita na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

Na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO já estão inscritas 11 reservas portuguesas: Paul do Boquilobo, ilhas do Corvo, da Graciosa e das Flores e Fajãs de S. Jorge (Açores), Berlengas (Peniche), Santana (Madeira), as reservas transfronteiriças do Gerês - Xurés, da Meseta Ibérica e do Tejo/Tajo Internacional (Portugal/Espanha) e Castro Verde.

Francisco Duarte, presidente da autarquia alentejana, afirmou em Paris à Lusa, que esta classificação vem "dar força" para continuar o trabalho colectivo em prol do desenvolvimento sustentável.