CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Tijolos de vidro que geram electricidade

29 de agosto de 2017

Investigadores da Universidade de Exeter no Reino Unido especialistas em energia renovável estão desenvolver uma nova técnica que poderá acelerar a introdução generalizada de edifícios de energia zero-zero através da mais recente construção de energia fotovoltaica integrada (BIPV).

Segundo informa a universidade britânica, “esses produtos, parecidos com a telha solar criada pela norte-americana Tesla, podem vir a tornar-se parte da arquitectura de um edifício para gerar electricidade. A equipa criou um bloco de vidro inovador, que pode ser incorporado na estrutura de um edifício e é projectado para colectar energia solar e convertê-lo em electricidade”.

Os edifícios poderão em breve converter a energia do sol em electricidade sem a necessidade de painéis solares, graças a novas tecnologias inovadoras.

Denominados “Solar Squared”, estes blocos, para além de gerarem energia, garantem isolamento térmico que os blocos de vidro comuns não conseguem e permitem que a luz natural entre nos edifícios.

Outra vantagem dos “Solar Squared”, segundo os seus inventores, é que eles podem tanto ser integrados em novas construções como utilizados em reabilitações de edifícios mais antigos.

"A natureza simplificada da tecnologia permite que ela seja incorporada em materiais de construção convencionais, o que significa que suas aplicações são inúmeras" dizem os investigadores da Universidade Exel.

Tal como em tantas outras boas invenções, o «busílis» poderá estar na relação produto/preço. O professor Dr. Hasan Baig salienta que mais do que comparar com os painéis solares convencionais, é preciso agregar a economia energética que o produto vai gerar, além do valor do próprio bloco enquanto material de construção.

Pensa-se que os edifícios consomem mais de quarenta por cento da electricidade produzida em todo o mundo. Esta nova tecnologia poderá contribuir para que a eletricidade venha a ser produzido no local de consumo, numa integração perfeita ao edificado.

Segundo Hasan Baig, fundador da Build Solar e Pesquisador do Instituto de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade de Exeter, os ‘Solar Squared’, “possuem óculos inteligentes que focam a radiação solar recebida em pequenas células solares, aumentando a energia total gerada por cada célula solar. A electricidade gerada está disponível para alimentar o prédio, ser armazenado ou usado para carregar veículos eléctricos”.

Os blocos estão em fase de protótipo e a equipa da Exeter aguarda uma patente sobre a tecnologia e logo começará os testes piloto.

 

Mais informação  AQUI