CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Solução tecnológica única para aquecer águas… é portuguesa

11 de outubro de 2017

O Empire Lisbon Hotel e o Hotel MH Atlântico Golf, em Peniche, adoptaram o sistema Sunaitec – um inovador equipamento português de produção de energia solar térmica através de tecnologia de concentração e guiamento solar inteligente.

A solução está patenteada a nível nacional e internacional, nomeadamente na União Europeia, EUA, Canadá, Austrália e China. Os colectores solares térmicos desenvolvidos pela empresa com o mesmo nome partem de um conceito que pretende harmonizar energias renováveis, tecnologia e espaço envolvente, registando uma eficiência até 30 por cento superior a um colector tradicional.

Desenvolvida e patenteada pelo engenheiro aeronáutico Amílcar Lopes, a Sunaitec assume-se como uma solução “amiga” dos conceitos estéticos dos arquitectos e das soluções para os problemas técnicos dos engenheiros projectistas e instaladores num só equipamento, em oposição aos tradicionais equipamentos de captação de energia solar. Entre outras vantagens, a tecnologia Sunaitec resolve problemas de sobreaquecimento que podem ocorrer com os sistemas tradicionais durante períodos de baixa utilização de água quente solar, como é o caso do segmento hoteleiro. A tecnologia permite ainda que, além do cliente, a empresa que fica a cargo da instalação tenha acesso online a todos os parâmetros da instalação solar, reduzindo substancialmente os custos de manutenção.

 

Redução da factura energética e da pegada ecológica

 

No hotel de Peniche, composto por 116 quartos, foram instalados 70 receptores solares Sunaitec para efectuar o aquecimento das águas quentes sanitárias e da piscina de 96 metros quadrados. Como principais benefícios, verifica-se uma poupança de cerca de 68 por cento dos gastos totais, o equivalente a cerca de 12.000 euros de redução na factura energética anual e uma redução da pegada ecológica próxima das 18 toneladas/ano.

Por sua vez, o Empire Lisbon Hotel, com 63 quartos,  recorreu à Sunaitec após a autarquia lisboeta não ter autorizado a instalação de colectores tradicionais, devido ao impacto arquitetónico que estes traziam ao edifício e edifícios circundantes. No total, foram instalados 26 receptores solares na posição horizontal, o que permitiu a utilização de apenas um terço da área da cobertura e uma diminuição substancial do impacto arquitectónico. Estima-se que os receptores solares Sunaitec conduzam a uma poupança de cerca de 50 por cento dos gastos totais com aquecimento de águas sanitárias, reduzindo assim perto de 5.000 euros/ano na factura energética e perto de sete toneladas/ano na pegada ecológica.