CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siemens inaugura sede no edifício mais sustentável do mundo

24 de junho de 2016

A Siemens AG inaugura hoje nova sede em Munique, um dos complexos de escritórios mais modernos e sustentáveis do mundo. Está integrado na zona histórica da cidade e é uma verdadeira montra das mais modernas tecnologias para edifícios.

A obra, iniciada em 2010, localiza-se em Wittelsbacherplatz, e contempla uma área de aproximadamente 45 mil metros quadrados, que proporcionará um ambiente de trabalho moderno e inspirador para cerca de 1200 colaboradores e terá ainda um espaço aberto a todos os cidadãos.

A característica distintiva desta nova sede é ter sido pensada para ser praticamente autossuficiente. Comparativamente ao edifício anterior gastará menos 90% de electricidade, menos 75% de água e diminuirá as emissões de CO2 em 90%. Consequentemente, a nova sede da Siemens será certificada com o selo de Platina pelo Leadership in Energy and Environmental Design (Leed) e pelo homólogo German Sustainable Building Council.

Arquitectura do gabinete dinamarquês Henning Larsen Architects

O projecto arquitectónico é da autoria do gabinete dinamarquês Henning Larsen Architects, que conjuga com invulgar mestria a tradição com o futuro, uma vez que o histórico palácio de Ludwig Ferdinand e o edifício adjacente foram integrados na nova sede. Por forma a facilitar a transição entre espaços, o piso térreo foi delineado como um campus acessível ao público, com pátios verdes interiores, espaço exterior para quem queira parar e sentar-se, espaços de exibição, café e restaurante.

O edifício permite o uso de energia geotérmica, que é uma importante parte do sistema de controlo climatérico. Neste âmbito, cerca de 100 mil litros de água são bombeados por hora ao longo de 70 quilómetros de canos na fundação do complexo, aquecendo e arrefecendo o edifício consoante a estação do ano.

Paralelamente, um sistema eficiente de aquecimento e arrefecimento instalado no tecto garante temperaturas agradáveis dentro do edifício. Todas as faixadas viradas para os pátios interiores têm janelas de tamanhos generosos, permitindo uma considerável luz solar nas salas.

Podem ainda ser recolhidos até 1,5 milhões de litros de águas pluviais no telhado do edifício para serem usados, por exemplo, para descargas sanitárias. Também no telhado está o sistema fotovoltaico que pode gerar aproximadamente um terço da energia necessária em todo o edifício.

Plataforma Desigo vai recolher e analisar os dados

As novas tecnologias Siemens vão estar presentes no edifício de forma a ajudarem a gerir as poupanças energéticas que este edifício permitirá alcançar. Por exemplo, a plataforma Desigo vai recolher e analisar os dados gerados pelo aquecimento primário, pela ventilação e sistemas de refrigeração distribuídos por todo o complexo e, automaticamente, optimizará as funções destes sistemas.

"Um aspecto chave do nosso conceito geral de energia na nova sede não é apenas reduzir drasticamente o consumo de energia, mas também garantir que temos o máximo possível de electricidade gerada a partir de fontes renováveis," revela Jesper Friis, responsável pela área de Building Systems da equipa da Siemens Real Estate. "Isto vai ajudar a empresa a atingir os seus ambiciosos objetivos no que toca a emissões de CO2" "A Siemens quer tornar-se a primeira grande empresa a ter uma pegada de carbono neutra até 2030. Na realidade, a Siemens tem um plano para reduzir as emissões para metade até 2020", acrescenta.

Além da preocupação com o ambiente, todo o edifício foi preparado e pensado para responder às necessidades dos ocupantes. Para isso foi criado um serviço de cuidados infantis, localizado ao lado da nova sede corporativa, e também uma área fitness. Oferece ainda um espaço para todos aqueles que decidam deslocar-se para o trabalho de bicicleta.