CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

Setúbal com Iluminação pública ecológica

2 de maio de 2018

Mais de um milhar de novas luminárias optimizam a iluminação pública em vários locais do concelho de Setúbal, resultado de um investimento da Câmara Municipal num conjunto de equipamentos inovadores com tecnologia eficiente.

No total foram instaladas 1116 luminárias com tecnologia LED, as primeiras com rede interativa OWLET – IOT, sistema de controlo por telegestão que permite reduzir ou aumentar fluxos luminosos, apagar e acender a luminária, bem como receber informações sobre eventuais anomalias.

A acção ascendeu a um investimento global superior a 345 mil euros e foi concretizada com um apoio financeiro a fundo perdido  159 mil euros concedido pela EDP Distribuição, no âmbito do PPEC – Plano para a Promoção da Eficiência no Consumo, no eixo Iluminação Pública com Led’s.

As novas luminárias substituem antigos equipamentos com lâmpadas em vapor de sódio no centro histórico da cidade de Setúbal, em zonas verdes e em diversos bairros, na cidade e em Azeitão, o que se traduz numa redução de 72 por cento na factura paga pelo município nesses espaços.

A medida traduz o reforço da iluminação e a consequente melhoria das condições de segurança e circulação dos cidadãos, representando uma poupança anual quase 67 mil euros.