CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

Renault aposta em programa “Ilhas Livres de Carbono”

25 de setembro de 2018

A ilha de Porto de Santo, na Região Autónoma da Madeira foi a experiência-piloto, agora o Grupo Renault prossegue na execução do seu programa “Smart Fossil Free Island”.

Em França, país de onde aquele mega grupo automóvel mundial é originário, durante 24 meses, o Grupo Renault e os seus parceiros públicos e privados vão desenvolver um ecossistema eléctrico inteligente que visa reduzir a pegada de carbono e promover a independência energética da ilha Belle-Île-en-Mer, no Golfo da Gasconha, a sueste da cidade portuária de Lorient. A ilha tem 87 km² de área e uma população residente de aproximadamente 4.500 habitantes.

«O nosso objectivo com este inovador projecto é idêntico ao que temos para a ilha de Porto Santo: conceber soluções globais, através de tecnologias já existentes e outras que estão a ser desenvolvidas, para responder a necessidades locais. Aquilo que vamos realizar em Belle-Île-en-Mer é replicável noutras ilhas, mas, também, a outra escala, como em cidades ou mesmo bairros.» declara Gilles Normand, Director do Veículo Eléctrico do Grupo Renault.

Mobilidade eléctrica e energias renováveis 

Já a partir de 2019, os residentes e os visitantes de Belle-Île-en-Mer poderão recorrer a uma frota de veículos elétricos, que estarão à disposição para aluguer em serviço livre. Esta oferta integra-se na visão do Grupo Renault para desenvolver a mobilidade sustentável que passa, nomeadamente, pelo desenvolvimento de novos serviços de mobilidade partilhada.

Este novo serviço de partilha irá aproveitar os excedentes da energia produzida pelos painéis solares instalados nos principais edifícios públicos. «Com o sistema de carregamento inteligente poderemos iniciar o carregamento dos automóveis apenas na altura em que a energia produzida pelos painéis é superior à consumida», precisa Gilles Normand.

A transição energética ao serviço da economia local

Ao priorizar o recurso a energias renováveis produzidas localmente, o FlexMob’Île oferece aos actores económicos locais a promessa de maior flexibilidade e de substanciais economias.

O Grupo Renault vai fornecer à principal estância da ilha baterias de segunda vida, oriundas dos seus automóveis elétricos, que irão permitir armazenar a electricidade produzida durante o dia pelos painéis solares e que será restituída, durante a noite, para as necessidades da estância.

Mais informação sobre o projecto AQUI