CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Projecto TransforMAR recolhe plástico em 15 praias para entregar donativos a IPSS

4 de agosto de 2020

 O projecto TransforMAR está a recolher em 15 praias portuguesas, até ao fim de Agosto, materiais de plástico e de metal, que serão convertidos em valores monetários para entregar a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) locais.

Segundo os promotores — o Lidl Portugal e o Electrão —, o projecto pretende também sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental na praia.

O depósito para reciclagem conta ainda com uma explicação da nova sinaléctica de praia - semáforos – no contexto da prevenção da covid-19.

O projeto TransforMAR conta com a parceria da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Acção Climática.

Até ao final de Agosto, cada uma das praias conta com um depósito próprio, que promove a recolha de materiais plásticos e de metal, produzidos pelos veraneantes enquanto usufruem do seu tempo em praia.

A iniciativa vai na terceira edição. Na edição de 2019, Os resultados obtidos superaram a edição anterior (1,5 toneladas em praia) com a recolha de 2,6 toneladas de plástico, que corresponderam cerca de 180 mil unidades de plástico. Em praia, a recolha representou 1,7 toneladas de plástico, equivalentes a 89 mil unidades deste material.

Segundo os organizadores, “o impacto social positivo levou a que algumas praias – como Leça da Palmeira e Armação de Pêra – continuassem a recolher plástico, mesmo sem a presença do contentor do TransforMAR em praia, contribuindo para o valor final”