CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Pavimentos da Amorim Cork Flooring com Balanço de Carbono negativo

28 de outubro de 2020

A marca de pavimentos Amorim Wise privilegia a utilização da cortiça como matéria-prima central, adopta técnicas de produção com vista à redução de desperdícios e  não emprega quaisquer PVCs na composição do seu portefólio.

Os pavimentos Amorim Wise Inspire 700 detêm um Balanço de Carbono negativo sempre que considerado o sequestro da floresta do montado. Os resultados decorrem de um estudo encomendado pela Amorim Cork Flooring, Unidade de Pavimentos e Revestimentos de Parede da Corticeira Amorim, à consultora EY que avaliou os impactos ambientais causados desde a extração de matérias-primas até ao fim de vida do produto. Assim, os pavimentos Amorim Wise Inspire 700 HRT permitem um sequestro de carbono até -101kg de CO2/m2, ao passo que os pavimentos Amorim Wise Inspire 700 SRT permitem um sequestro de carbono até -93kg CO2/m2.

A Amorim Cork Flooring tem como missão o desenvolvimento de soluções inovadoras, sustentáveis e eco-friendly.  Desta preocupação nasceu a Amorim Wise, uma marca que privilegia a utilização da cortiça como matéria-prima central, adopta técnicas de produção com vista à redução dos desperdícios e não emprega quaisquer PVCs na composição do seu portfólio.

A análise de ciclo de vida, levada a cabo durante o ano de 2019, baseou-se numa abordagem cradle-to-grave, contemplando assim todos os impactos ambientais até ao final de vida dos produtos. A avaliação incluiu ainda informações adicionais sobre o sequestro de carbono da floresta de sobreiro. A metodologia dos estudos da EY teve por base as normas ISO 14040/44 (ISO, 2006), complementadas com as diretrizes do Handbook - General Guide for Life Cycle Assessment - Detailed guidance (EC-JRC, 2010), e do International Reference Life Cycle Data System (ILCD).  Os dados associados à produção foram fornecidos pela Amorim Cork Flooring, ao passo que os processos gerais de produção associados à produção das matérias-primas, energia, transporte e gestão de resíduos foram obtidos na base de dados ecoinvent 3.5 (Werner, et al., 2016).