CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Parques eólicos nos concelhos da Batalha e de Tarouca

3 de novembro de 2017

A EDP Renováveis vai avançar em 2018 com a construção dos dois parques eólicos aprovados pelo Governo no final de Outubro referentes a candidaturas à atribuição de licenças eólicas feitas em 2008, anunciou hoje o presidente da empresa.

“Os dois parques, que já estão aprovados, vão avançar para o ano. Houve um concurso […] e, portanto, nós vamos avançar como previsto”, disse à Lusa o presidente da EDP Renováveis, João Manso Neto.

Questionado sobre montantes, João Manso Neto referiu que “o investimento é um pouco mais [do que estava previsto], para aí de 60 milhões de euros”, já que “os dois parques juntos terão cerca de 50 megawatts”.

Em causa estão os parques eólicos de Maunça (20 megawatts), no concelho da Batalha, distrito de Leiria, e de Vigia (28 megawatts), no concelho de Tarouca, no distrito de Viseu.

De acordo com uma informação divulgada no final de outubro pelo gabinete do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, "a instalação destes projectos, ainda com tarifas 'feed-in' (isto é, tarifas subsidiadas), insere-se na lógica de estabilidade contratual e regulatória assumida pelo Governo para o sector".

Segundo o Executivo, os projetos terão "uma considerável incorporação industrial nacional, de acordo com as contrapartidas do contrato, assumidas pelo promotor com o Estado".

Lusa/DI